Segurança

Guarda Municipal de Anchieta alerta sobre leis de trânsito

O órgão alerta sobre a importância do cidadão contribuir com a boa fluidez e à segurança no trânsito, respeitando as vagas prioritárias.

Guarda Municipal de Anchieta
Foto: Prefeitura de Anchieta

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Anchieta está intensificando a fiscalização de veículos que desrespeitam as leis de trânsito no município. O órgão alerta sobre a importância do cidadão contribuir com a boa fluidez e à segurança no trânsito, respeitando as vagas prioritárias, faixas, uso do capacete, não pare em pontos de ônibus nem em filas duplas.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Segundo o comandante da Guarda Municipal de Anchieta, Wander Nogueira, durante esse período de atuação já foram identificados vários pontos críticos que, havendo o desrespeito à sinalização, geram transtornos ao trânsito. É o caso daqueles que param veículos em fila dupla, estacionam nos pontos de ônibus ou em locais sinalizados como proibido estacionar.

“É extremamente importante que os motoristas dirijam com atenção e com respeito à sinalização, sobretudo garantindo melhor fluidez no trânsito e prevenindo a ocorrência de acidentes”, disse Nogueira.

Guarda Municipal de Anchieta
Foto: Prefeitura de Anchieta

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran/ES) e a Prefeitura de Anchieta assinaram um Acordo de Cooperação Técnica Nº 003/2023 para fortalecer a fiscalização e a educação de trânsito no município. Os agentes municipais estão treinados e de posse do sistema de talonário eletrônico para o exercício da fiscalização. A ferramenta faz parte de um sistema contratado pelo Detran/ES e possibilita aos profissionais a autuação dos condutores infratores por meio deste aplicativo instalado nos smartphones.

De acordo com informações da GCM, o serviço contribui para a otimização do trabalho dos agentes e na redução das chances de erros no preenchimento dos autos de infração, além de permitir o lançamento instantâneo das informações no sistema do Detran/ES.

“O objetivo não é multar, mas, ao contrário, nossa intenção é que através da fiscalização e da educação para o trânsito realizada pela Guarda Municipal, o motorista mude o comportamento e respeite a legislação, contribuindo assim com a mobilidade urbana e dando maior segurança para todos”, disse Wander Nogueira.