O deputado estadual João Coser (PT) promove, nesta terça-feira (2), sessão solene em homenagem ao Dia dos Trabalhadores. Na ocasião, 30 trabalhadores capixabas vão receber a comenda Eustachio Ramacciotti, destinada a homenagear aqueles que se destacam na luta por melhores condições de trabalho e na defesa dos interesses dos trabalhadores e servidores públicos.
Esta será a primeira vez que a comenda será entregue. A sessão solene acontecerá às 18h30, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).
De acordo com o parlamentar, a sessão solene é uma forma de reconhecer a atuação de trabalhadores, sindicatos e centrais sindicais na defesa dos interesses dos trabalhadores capixabas. “Para o trabalhador nada cai do céu. Tudo que os trabalhadores e as trabalhadoras têm foi conquistado com muita luta. É uma luta coletiva. Ninguém faz nada sozinho.”
Entre os homenageados estão operários da construção civil, servidores públicos estaduais, federais e municipais, rodoviários, professores, advogados e presidentes sindicais. Além disso, duas homenagens serão feitas in memorian, uma delas para Maurício Amorim, fundador da Pastoral Operária no Espírito Santo, na década de 1970.
A advogada Luna Oliveira Lucchesi Ramacciotti, sobrinha de Eustachio Ramacciotti, que dá nome a comenda a ser entregue também será homenageada.
Para o deputado, o Dia do Trabalhador precisa ser celebrado. “Nos últimos seis anos, o retrocesso das políticas públicas, a falta de diálogo do governo federal com os trabalhadores, a aprovação de leis que precarizaram as relações de trabalho e as perdas salariais nos fizeram experimentar novamente o pior da relação entre empregador e empregado. Mas estamos em um novo momento. Depois de resistir, agora é hora de reconstruir. E a nossa sessão solene busca celebrar esse novo momento e renovar o compromisso com as nossas lutas!
Quem foi Eustachio Ramacciotti
Eustachio Domicio Luchesi Ramacciotti era advogado e representava o Sindibancários-ES. Dedicou sua vida à luta por um mundo mais justo e ético, tornando-se um incansável defensor dos trabalhadores. Eustachio Ramacciotti faleceu em 2011.
Como forma de dignificar o legado deixado pelo advogado, em 2013, a Assembleia Legislativa criou, a Comenda Eustachio Ramacciotti.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.