ads-geral-topo
Espírito Santo

Prepare o casaco e o cobertor! Frio volta forte na virada de maio para junho

Essa frente fria tem características de inverno e, ao que tudo indica, sua forte massa de ar frio de origem polar vai conseguir avançar pelo interior do Brasil

Por Redação

2 mins de leitura

em 24 de maio de 2023, às 16h11

Foto: Pixabay

Quando o frio volta? Depois de vários dias com noites e manhãs geladas nos estados do Sul e do Sudeste, as temperaturas começam a ficar amenas na madrugada e ao amanhecer. O ar frio intenso já saiu do Brasil, o que permite a elevação da temperatura esta semana.

Mas esse clima não vai durar muito tempo. O radar do Climatempo já mostra uma forte massa de ar frio de origem polar para os últimos dias de maio e no começo de junho.

Quando chega a frente fria?

A frente fria que vai trazer a nova onda de frio começa a provocar chuva no Sul do Brasil no próximo sábado (27). A fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai também já terá pancadas de chuva desta frente fria.

Entre os dias 28 e 31 de maio, esta frente fria deve avançar sobre as Regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, provocando um pouco de chuva em vários estados. Mas a chuva não vai se estender por muito tempo.

Essa frente fria tem características de inverno e, ao que tudo indica, sua forte massa de ar frio de origem polar vai conseguir avançar pelo interior do Brasil. O ar frio deve se espalhar não só sobre a Região Sul, mas sobre a maior parte do Sudeste e do Centro-Oeste. É possível que o ar polar avance até Rondônia e Acre, provocando o fenômeno da friagem.

Quando o frio volta?

Ainda é cedo para estimar valores de temperatura com boa precisão, mas já se pode dizer que a queda da temperatura no Sul do Brasil já começa no sábado (27), e em áreas de Mato Grosso do Sul e até do sul de São Paulo essa queda deve começar durante a tarde e noite do domingo, 28 de maio.

Entre os dias 29 de maio e 02 de junho, o ar frio vai se espalhando sobre o centro-sul do Brasil.

Geada e neve

Segundo o Climatempo, por enquanto, não há indicativo de que possa nevar no Sul do Brasil com esta nova frente fria. Mas esta possibilidade ainda não está completamente descartada.

No entanto, as condições para geada voltam a aumentar muito sobre o Sul do Brasil nos últimos dias de maio de 2023.

Não dá para descartar, por enquanto, a chance de alguma geada em São Paulo e até em Mato Grosso do Sul.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape