Cidades

Com o estoque baixo, Santa Casa de Cachoeiro precisa de doadores de sangue

Os estoque do banco de sangue da instituição estão abaixo do nível desejado

Por Redação

2 mins de leitura

em 22 de maio de 2023, às 16h48

Foto: digulgação
Foto: digulgação

A Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim está precisando de doadores de sangue. Com muitos feriados dos últimos meses, os estoques do banco de sangue baixaram muito e alguns tipos já estão em falta, como o O+, B- e A-, que são muito importantes para realizar a transfusão em pacientes. Mas, todos os tipos são bem vindos.

De acordo com o enfermeiro supervisor do Banco de Sangue, Guilherme Polastrelle, a instituição realiza, em média, 650, transfuções. Além dos atendimentos de urgências, que são feitos todos os dias, e as cirurgias eletivas. Em alguns casos, pacientes que fazem esses procedimentos, também precisam de transfusão sanguínea. “Todos os dias temos pelo menos sete cirurgias eletivas. E se a gente conseguir esses doadores vamos diminuir a falta de sangue que temos atualmente”, explica.

O enfermeiro salienta que para deixar o estoque absatecido, o hospital pede para quem for realizar a cirurgia para que consiga pelo menos quatro doadores para contribuir com esse gesto de solidariedade. “As pessoas interessadas em fazer a doação, basta se dirigir ao banco de sangue munido de seus documentos pessoais. Não é preciso fazer agendamento”, comenta.

O Banco de Sangue da Santa Casa funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. No sábado o horário é das 7h às 11h. Dúvidas pelo telefone (28) 2101-2123.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui