ads-geral-topo
Espírito Santo

Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do ES conta com novas subsecretarias

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) passou por uma reestruturação e está de cara nova

Por Redação

em 09 de maio de 2023, às 17h33

3 mins de leitura

Foto: Divulgação

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) passou por uma reestruturação e está de cara nova. A pauta é um pilar para o Governo do Espírito Santo, cuja atual gestão tem liderado as discussões ambientais no Brasil e realizado uma série de investimentos no setor. A pasta conta agora com três novas subsecretarias especializadas: Biodiversidade e Áreas Protegidas (SUBAP), Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental (SUBRHQ) e Fomento de Negócios Sustentáveis e Investimentos de Impacto (SUBFNS).

“O mundo tem aumentado sua atenção para o meio ambiente. Estamos focados em trabalhar para que possamos atingir as metas para o clima e colocar o Estado e o Brasil cada vez mais como protagonistas nessa área. A reestruturação na Seama, em com o secretário Felipe Rigoni, visa a dar mais dinamismo e atenção a assuntos tão relevantes para os capixabas. Tenho certeza que teremos resultados ainda melhores neste mandato”, afirmou o governador Renato Casagrande, que preside o Consórcio Brasil Verde.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, comemorou a nova reestruturação e reforçou a importância dos investimentos realizados. “O governador tem um olhar inovador e lidera o tema no País. Esses investimentos são muito importantes para a sociedade capixaba, pois o meio ambiente é sem dúvidas a principal pauta do século 21. Estamos avançando para estarmos cada vez mais prontos para o presente e o futuro. Não tenho dúvidas de que vamos fazer a história e colocar o nosso Estado cada vez mais como protagonista”, disse.

Novas subsecretarias da Secretaria do Meio Ambiente

Biodiversidade e Áreas Protegidas

Em parceria com o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), a nova subsecretaria tem como objetivo central conseguir preservar a biodiversidade capixaba a partir de áreas protegidas, como por exemplo, os parques e trabalhar na execução de políticas específicas para cada espécie animal. Além disso, é dentro deste setor, que o Estado está promovendo as discussões do grupo de trabalho que trata sobre o Plano Estadual de Bem-Estar Animal.

Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental

Atualmente, o Governo do Estado já conta com a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), criada em 2013, ainda na primeira gestão do governador Casagrande. Seguindo a linha do fortalecimento das políticas públicas, o Estado lançou uma nova subsecretaria para atuar em conjunto. O objetivo é intensificar ainda mais as ações de educação ambiental no Espírito Santo e estabelecer novas políticas para os recursos hídricos capixabas. Em relação à qualidade ambiental, a subsecretaria vai atuar na elaboração de dados ambientais para aplicação em futuros projetos.

Fomento de Negócios Sustentáveis e Investimentos de Impacto

A atração de investimentos é fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas estruturantes. Com isso, o Espírito Santo mais uma vez sai na frente ao lançar uma subsecretaria exclusivamente voltada para o desenvolvimento de negócios sustentáveis. Hoje, já é comprovado que a conservação e preservação do meio ambiente podem ser dispositivos para trazer capital e ter um espaço voltado para esse objetivo deve alavancar o segmento.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape