ads-geral-topo

Vacina e Confia 2.0

Sistema de informação voltado à imunização no ES ganha atualizações

As atualizações estão relacionadas à entrega de uma interface ainda mais integrada com as funcionalidades do sistema

Por Redação

4 mins de leitura

em 15 de maio de 2023, às 15h22

Nova interface do Vacina e Confia 2.0. Foto: Divulgação

O Painel Vacina e Confia disponibiliza à população os dados de vacinação de campanhas em tempo real e é também um importante sistema de informação voltado exclusivamente para os dados de imunização no Espírito Santo. Neste mês de maio, o Painel ganhará novas atualizações e melhorias, com o objetivo de oferecer a melhor experiência possível para todos os usuários. É o Vacina e Confia 2.0. O anúncio das novidades que estarão disponíveis aos gestores de saúde capixabas foi feito no último dia 04, durante o VII Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo.

As atualizações estão relacionadas à entrega de uma interface ainda mais integrada com as funcionalidades do sistema e em melhorias e atualizações feitas mediante o retorno dos municípios, como na gestão do estoque, gerenciamento de pedidos, aplicação de vacina e na visualização dos relatórios. Para a população, o Painel vai disponibilizar um novo cartão digital de vacinação, com alertas e notificações para manter o esquema vacinal atualizado e imunizado contra doenças.

“Assim como o Painel vem, desde seu lançamento em 2021, recebendo importantes atualizações visando a uma melhor experiência da população no acesso aos dados de vacinação no Espírito Santo, com o Vacina e Confia 2.0 queremos trazer melhorias aos gestores da saúde, que têm nesse sistema toda ferramenta para o gerenciamento das vacinas no Estado, além dos feedbacks dos municípios que foram essenciais”, informou o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso. 

O Vacina e Confia é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), em parceria com o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest); o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi); e o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Segundo Fernando Lucas, um dos responsáveis pelo sistema e representante do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN, as atualizações foram estruturadas também para oferecer a melhor experiência possível aos usuários. 

“Para alcançar esse objetivo, investimos em uma série de melhorias que tornam o sistema mais acessível, intuitivo e humanizado, como a adoção de normas que garantem uma melhor leitura das informações e utilização do sistema, além de cores de fundo ajustadas para facilitar a leitura e tabelas mais claras e fáceis de entender”, disse Lucas.

Painel e Sistema Vacina e Confia

Lançado oficialmente no dia 08 de julho de 2021 pelo Governo do Espírito Santo, o Vacina e Confia é desenvolvido como sistema de informação e painel para a disponibilização de dados voltados à Covid-19. Desde abril de 2022, é o sistema oficial capixaba de informação capixaba para os registros dos dados dos imunizantes incorporados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

Como sistema, o Vacina e Confia disponibiliza aos gestores de saúde uma plataforma integrada para o controle de entrada das doses, estoque, distribuição e aplicação dos imunizantes, e é o serviço informatizado de agendamento das vacinas aos municípios que requerem.

Como Painel, além da disponibilização dos dados de campanhas de vacinação à população para monitoramento das doses aplicadas e cobertura vacinal, há o acesso ao cidadão que já conta com mais de 4 milhões de pessoas cadastradas, sendo possível realizar o agendamento da vacinação, a emissão do cartão de vacina digital em três idiomas e a testagem para a detecção da Covid-19, entre outros.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape