ads-geral-topo
Espírito Santo

Vendas no comércio crescem acima da média nacional e ES é destaque no país

Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE

Por Redação

3 mins de leitura

em 21 de maio de 2023, às 07h58

Foto: Márcia Leal/PMCI

O crescimento nas vendas do comércio do Espírito Santo voltou a ser destaque no país, com alta de 5,7% no último mês de março, no comparativo com fevereiro. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE e analisada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) – entidade que integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Com o resultado positivo das vendas comércio restrito registrado no mês de março, o Espírito Santo foi destaque nacional, ocupando a primeira posição entre todos os estados avaliados. Os segmentos que mais contribuíram para a alta foram livros, jornais, revistas e papelaria (+30,3%); equipamentos e materiais para escritório (+10,3%); combustíveis e lubrificantes (+9,8%); hipermercados e supermercados (+7,9%); móveis e eletrodomésticos (+2,6%); e artigos farmacêuticos (+1,6%). Apenas dois setores do comércio restrito registraram desaceleração no período: outros artigos de uso pessoal e doméstico (-11,3%); e tecidos, vestuário e calçados (-6,5%).

A pesquisa também apontou os resultados do comércio ampliado – que inclui os setores de veículos e materiais de construção -, com o Espírito Santo registrando alta de 1,2% em março. Os setores que fazem parte do comércio ampliado seguiram a trajetória de crescimento, com alta de 23,5% nos materiais de construção; 17,6% nos veículos, motocicletas e suas partes; e de 12,4% nos atacados especializados em alimentícios, bebidas e fumo.

De acordo com a análise da Fecomércio-ES, a recuperação em março foi importante e representou o retorno das vendas ao patamar do início do ano. Com os resultados de março, o primeiro trimestre de 2023 acumulou crescimento nas vendas de 4,8% no comércio restrito e de 9,9% no ampliado em relação ao mesmo período do ano passado. A Federação aponta, ainda, que a expectativa para os próximos meses é que as vendas do comércio se mantenham avançando, devido à trégua da inflação e aos pagamentos de auxílios de renda.

Fecomércio-ES

A Fecomércio-ES integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC), representando 137 mil empresas, que respondem por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) capixaba e empregam 719 mil pessoas. O Sistema Fecomércio-ES atende todo o Espírito Santo, seja por meio das suas 31 unidades em mais 15 municípios ou das ações itinerantes. Representa 22 sindicatos empresariais e tem a missão de contribuir para o desenvolvimento social e econômico do Espírito Santo.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape