ads-geral-topo
Turismo

Atividades turísticas crescem no ES em 2023 e acumula alta de 3,1%

Os dados são do Índice de Atividades Turísticas (Iatur) divulgados neste mês de junho e analisados pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES

Por Redação

2 mins de leitura

em 26 de jun de 2023, às 15h00

Foto: Divulgação

O Espírito Santo vive um novo momento do turismo, fruto do planejamento e dos investimentos dos setores públicos e privados na área. O Índice de Atividades Turísticas (Iatur) no Estado, divulgado neste mês de junho, registrou um crescimento de 3,1% no acumulado dos primeiros quatro meses de 2023, com relação ao mesmo período do ano passado.

No comparativo mensal, as atividades turísticas do Espírito Santo no mês de abril também reagiram em relação ao mês de março de 2023, registrando alta de 0,9%. A Fecomércio-ES avalia que o setor entrou em nova rota a partir de 2023, com o fim dos efeitos pós-pandêmicos, e tem passado por altos e baixos devido aos ajustes no nível de atividade.

O indicador de abril de 2023 ficou 12% acima do registrado antes da pandemia (fevereiro 2020). Depois da forte recuperação no período pós-pandemia, o volume movimentado se deslocou para cima, em um nível que não era alcançado desde 2014. Com a curva em patamar mais alto, serão necessários esforços ainda maiores para dar continuidade ao crescimento.

Para os próximos meses o cenário continua favorável para o contexto local, mas necessita do redirecionamento das ações para incrementar os potenciais turísticos do Estado.

No Brasil, as atividades turísticas em abril ficaram estáveis (-0,1%) na comparação com março de 2023. Em relação ao mesmo mês de 2022 obteve alta de 1,4%. Com esses resultados, o acumulado foi uma alta de 8,4% no ano.

Fecomércio-ES

A Fecomércio-ES integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC), representando 137 mil empresas, que respondem por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) capixaba e empregam 719 mil pessoas. O Sistema Fecomércio-ES atende todo o Espírito Santo, seja por meio das suas 31 unidades em mais 15 municípios ou das ações itinerantes. Representa 22 sindicatos empresariais e tem a missão de contribuir para o desenvolvimento social e econômico do Espírito Santo.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape