ads-geral-topo
Espírito Santo

Comitiva da Itália conhece políticas de educação em saúde do ES

A Sesa receberá os profissionais italianos nesta segunda-feira (26)

Por Redação

3 mins de leitura

em 22 de jun de 2023, às 17h21

A Secretaria da Saúde (Sesa) recebe, nesta segunda-feira (26), uma comitiva de profissionais da saúde da região da Emília-Romanha, na Itália, para apresentar as experiências de educação permanente implantadas na área da saúde capixaba, por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPI).

A comitiva vai visitar Unidades Básicas de Saúde (UBS) que qualificam profissionais, por meio de diversos projetos do ICEPi, como, por exemplo, as Residência em Saúde e o Provimento e Fixação de Profissionais, ambos do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS).

Além disso, será apresentada a estrutura administrativa do Instituto, que permite a organização e o desenvolvimento de projetos para a formação de profissionais no próprio campo de prática e de forma descentralizada, sendo esse um dos pilares das especializações do Instituto que contribuem para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

A comitiva Italiana vai cumprir as agendas (confira aqui Download) no Estado até esta quarta-feira (28), sendo acompanhados pelos gestores do ICEPi em todas as ações. A imersão faz parte da programação da edição brasileira do 12º Workshop Internacional do Laboratório Ítalo-brasileiro de Formação, Pesquisa e Práticas em Saúde Coletiva, realizado em parceria com a Associação Rede Unida.

Sobre o Qualifica APS

Atualmente, o Qualifica-APS conta com mais de 1.600 profissionais distribuídos nas residências em saúde e provimento e fixação — 70% das equipes de saúde da família e 50% das equipes de consultório na rua do Espírito Santo são compostas com profissionais do ICEPi.

Desta forma, o ICEPi contribuiu com a qualificação da Atenção Primária à Saúde no Estado, impactando ainda no aumento do número das equipes da Estratégia de Saúde da Família. Em dezembro de 2018, eram 705 equipes em solo capixaba, sendo que, atualmente, são 974.

Com a implantação do Programa de Gestão do Acesso e da Qualidade da Assistência nas Redes de Atenção à Saúde (PGAQ), foi registrado a melhoria de 27% no giro de leitos da rede própria, possibilitando que mais usuários do SUS sejam atendidos nos hospitais.

Atualmente, de acordo com levantamento do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Espírito Santo é o único estado brasileiro com uma Instituição Científica e Tecnológica, o ICEPi, possibilitando maior qualificação dos profissionais e qualidade do atendimento.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape