ads-geral-topo
Espírito Santo

Comitiva internacional da indústria do café encerra visita ao ES

O objetivo foi conhecer de perto as práticas ambientais, sociais e de governança da cafeicultura capixaba

Por Redação

4 mins de leitura

em 01 de jun de 2023, às 15h35

Foto: Divulgação | GovES

O Espírito Santo recebeu, nesta semana, dirigentes de entidades internacionais e executivos de grandes indústrias de café dos Estados Unidos e da Europa para uma imersão em regiões produtoras do Estado. O objetivo da visita foi conhecer de perto as práticas ambientais, sociais e de governança da cafeicultura capixaba, fatores que surpreenderam positivamente os componentes da comitiva internacional.  A visita foi organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

“Cumprimos o objetivo de demonstrar para o trade internacional do café o que tem sido feito no Espírito Santo, especialmente a nossa evolução nos aspectos ambientais, sociais e de governança desse setor. O Espírito Santo é um gigante na produção cafeeira ao produzir as duas espécies de cafés mais comercializadas pelo Brasil, o arábica e o conilon, com qualidade, quantidade e sustentabilidade”, afirmou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

A comitiva internacional ficou no Espírito Santo por três dias, visitando propriedades que produzem café conilon, no Noroeste do Estado, e arábica nas regiões Sul, Serrana e Caparaó. O grupo também visitou e conheceu o trabalho desenvolvido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) no Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo (Cecafes), localizado na Fazenda Experimental do Incaper de Venda Nova do Imigrante.

Nos três dias de visita, a missão passou por propriedades rurais, cooperativas e centros de pesquisa nos municípios de São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Brejetuba e Venda Nova do Imigrante.

Sustentabilidade

Uma das propriedades visitadas foi a de Joselino Menegueti, produtor de Brejetuba. Menegueti produz café arábica de qualidade de forma sustentável, sendo um exemplo para todo o mundo. A propriedade dele está inserida nas ações do Governo do Estado, por meio da Seag e do Incaper.

“A implementação recente do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cafeicultura do Espírito Santo, pelo Governo do Estado e parceiros, foi um sinal claro e decisivo para recebermos essa missão internacional com representantes dos diversos segmentos da cadeia produtiva mundial do café. E essa visita é consequência deste bom exemplo que os capixabas estão dando para o mundo”, destacou Enio Bergoli.

Entre os membros da comitiva estava Bill Murray, presidente da National Coffee Association USA (Associação da Indústria do Café dos Estados Unidos); Vanúsia Nogueira, presidente da Organização Internacional do Café (OIC); Hannelore Beerlandt, conselheira sobre café da Comissão Europeia DG INTPA F3 – Sistemas Alimentares Sustentáveis e Resilientes; Joseph Degreenia, da USDA; Márcio Cândido Ferreira, presidente do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil; e Emília Balsemão Pires, do Balcoffee Trading.

O grupo chegou ao Espírito Santo após participar, em São Paulo, do Coffee Dinner & Summit, evento internacional do setor cafeeiro que contou com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande.

“Mostramos que o Brasil é líder na sustentabilidade. O nosso papel é fazer com que o mundo veja todo o cuidado e carinho que o setor público e privado tem com essa pauta. Com as demandas importantíssimas e a mudança de conceito da cafeicultura no âmbito mundial, o olhar dessas referências internacionais é voltado para conhecer, reconhecer e valorizar a categoria capixaba”, destacou Márcio Cândido Ferreira, presidente do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape