É amanhã! Com mais de 45 especialistas, Sustentabilidade Capixaba debaterá o meio ambiente
Além dos painéis, o Sustentabilidade Capixaba contará com apresentações técnicas, workshops, reuniões específicas, oficinas e exposição de projetos
A partir desta segunda-feira (26) até quarta (28), todas as atenções dos setores produtivos, incluindo o agronegócio, autoridades políticas dos cenários nacional e local, além de entidades não governamentais e a população em geral estarão voltadas para o evento Sustentabilidade Capixaba, que terá entrada gratuita na Praça do Papa, na Enseada do Suá. O fórum vai debater meio ambiente, mudanças climáticas e seus impactos socioeconômicos.
A urgência do debate sobre o tema, que une iniciativa privada e o poder público, vem do alerta pessimista do relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. A temperatura média global pode subir de 1,5ºC a 2ºC neste século, caso não haja uma forte redução das emissões de gases de efeito estufa.
Setores como o agronegócio, que corresponde a 30% do PIB do Espírito Santo, sendo a atividade econômica mais importante em 80% dos municípios capixabas, estão na lista dos mais impactados, já que o clima é responsável por 30% do desempenho da produção de alimentos. O agravamento da seca, combinado com ciclos de chuvas intensas e fora de hora, dificultam o planejamento do segmento, pois os agricultores e pecuaristas organizam suas produções a partir da sazonalidade climática.
De acordo com levantamento da Confederação nacional dos Municípios (CNM), o Brasil perdeu R$ 287 milhões da sua produção agrícola e pecuária entre 2013 e 2022. Em dez anos, o maior prejuízo anual ocorreu em 2022, no valor de R$ 85 milhões – um crescimento de 90% em relação a 2021. Os dados têm como referência informações extraídas de relatórios do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.
O evento Sustentabilidade Capixaba contará com mais de 45 especialistas sobre clima e meio ambiente de renome nacional, com a presença do governador Renato Casagrande, e dos chefes do executivo estadual do Paraná, Ratinho Junior; do Mato Grosso do Sul, Eduardo Reidel; e do Pará, Helder Barbalho. Entre os especialistas confirmados estão: Takashi Yamauchi, membro do comitê da ISO (Organização Internacional de Normalização) sobre responsabilidade social e ambiental; Diego Xavier, pesquisador da Fiocruz, Sérgio Xavier, CEO da Plataforma Circularis e articulador do Centro Brasil do Clima; Isis Akemi Marimoto Toschi Olivieira, coordenadora-geral de Política de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente; Carlos Alberto Mesquita, diretor de florestas e políticas públicas da BV-Rio; Elda Bussinger, presidente da Sociedade Brasileira de Bioética; Jorge Pinheiro Machado, da Eletrobrás, entre outros.
A programação completa do evento está disponível no site, com os horários de cada palestra. Além dos painéis, o Sustentabilidade Capixaba contará com apresentações técnicas, workshops, reuniões específicas, oficinas e exposição de projetos. Ao final, as discussões e trabalhos apresentados se transformarão em um documento que norteará os capixabas na formação de cidadãos mais conscientes e participativos no enfrentamento das mudanças climáticas e na elaboração da agenda do próximo grande encontro, a ser realizado no final do mês de junho de 2024. O evento tem o patrocínio de Vale, ArcelorMittal, Suzano, Prefeitura de Vitória, Findes, Cesan e CREA-ES.
Atrações musicais
Entre as atrações confirmadas está o Grupo Moxuara, que se apresenta na segunda-feira, a partir das 19h, no palco central, com ritmos e arranjos com influência da música popular, erudita e regional, afro-brasileiros, instrumentos alternativos e expressões regionais da linguagem popular. Já na terça-feira será a vez do músico Amaro Lima, com o show “Tambores do Espírito Santo”, relembrando sucessos da banda Manimal, que espalhou o ritmo rockongo para o Brasil e o mundo. O show se inicia às 19h.
Para fechar o evento, uma apresentação especial do artista nacional Beto Guedes, também com início às 19h, na quarta-feira. O músico sobe no palco para embalar o público com os sucessos de mais de quatro décadas, como as músicas “O Sal da Terra”, uma homenagem à Terra e um apelo à sociedade, trilha sonora do filme A Menina Ìndigo, de 2017. Outra canção chiclete é “Lumiar”, que inclusive embala cenas da novela das 7, Vai na Fé, da TV Globo, na voz da cantora Roberta Campos, entre outros sucessos.
Atividades culturais e educativas
Em sua terceira edição, o evento Sustentabilidade Capixaba também contará com ambientes de observação, onde os visitantes poderão conhecer as espécies de abelhas existentes no espaço Jardim de Mel. Outra novidade é a criação de um manguezal, com a presença de caranguejos, demonstrando a importância desse ecossistema costeiro.
Destaque, ainda para a criação de uma onda gigante com lixos recolhidos da praia e a instalação de totens que vão reproduzir os sons produzidos pelas diferentes baleias que habitam o litoral do Espírito Santo. As inscrições para o público geral para acesso aos eventos culturais, exposições, palestras e shows podem ser feitas no site https://sustentabilidadecapixaba.com.br/.
Serviço:
Sustentabilidade Capixaba
Data: 26 a 28 de junho de 2023
Local: Praça do Papa – Vitória/ES
Realização: Espírito Santo Convention & Visitors Bureau
Correalização: Sindiprom-ES
Promoção: GFC Eventos
Parceria: Instituto Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Econômico
Entrada : franca
Inscrições: https://sustentabilidadecapixaba.com.br/
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.