ads-geral-topo
Economia

Empresas capixabas recebem apoio para vender no mercado internacional

O lançamento do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) acontece no dia 13 de junho, às 17 horas, na sede da Federação

Por Redação

3 mins de leitura

em 08 de jun de 2023, às 07h57

Foto: GovES

Mais empresas capixabas devem começar a vender para o mercado internacional até 2025. O novo ciclo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) vai preparar 150 negócios do Espírito Santo para que o processo de exportação de seus produtos e serviços seja realizado de forma planejada e segura. 

As inscrições para fazer parte do PEIEX começam no dia 13 de junho, durante o lançamento do programa, que acontece às 17 horas, na sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), em Vitória. Para participar do evento é preciso se inscrever no link: http://findes.online/inscricaoeventopeiex

O projeto para ajudar as empresas capixabas a exportarem é gratuito e será realizado pela Findes, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES), em parceria com a Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex-Brasil).  

A presidente da Federação, Cris Samorini, comenta que o PEIEX está alinhado com o propósito da Findes de proporcionar acesso das empresas locais a outros mercados. “Estamos apoiando os negócios capixabas para que eles possam ganhar outros países, ampliar sua produção e, assim, aumentar faturamento e, consequentemente, crescer”, aponta.  

A coordenadora de Qualificação da ApexBrasil, Rita Albuquerque, destaca que o programa impulsiona o crescimento econômico da empresa, do estado e do país. “O PEIEX atende empresas de todos os tamanhos e setores. Nossa equipe de especialistas fornece atendimento e visita às empresas, com a intenção de preparar esses empresários, demonstrando como a exportação é um caminho possível”, acrescenta. 

O lançamento do PEIEX, além de detalhar como será o atendimento a empresas interessadas em se preparar para o mercado internacional, também terá na sua programação a participação da Inteligência da ApexBrasil, que vai apresentar as oportunidades para a exportação e as ferramentas de inteligência disponíveis para auxiliar os empresários em seu processo de internacionalização. 

Participarão do evento a presidente da Findes, Cris Samorini; o gerente executivo do Escritório Avançado Sudeste da Apex-Brasil, Gustavo Sperandio; e a Gerente de Competitividade do Núcleo operacional PEIEX, Clarissa Furtado. Também serão apresentados os cases de sucesso de empresas capixabas Pimpolho Produtos Infantis (Ricardo Tavares Brito) e Espírito Cacau (Paulo Roberto Gonçalves).  

Saiba mais sobre o PEIEX 

A novidade deste ano é que a Findes será a responsável pelo PEIEX, programa da Apex-Brasil, pelos próximos dois anos. Este é o terceiro convênio PEIEX sendo executado no Espírito Santo e, pela primeira vez, em parceria com a Findes. 

Nas duas edições anteriores, foram atendidas um total de 359 empresas, com pontos de atendimento em toda região metropolitana de Vitória e nas cidades de Linhares e Cachoeiro do Itapemirim. 

Os dois convênios PEIEX executados anteriormente no Espírito Santo atenderam empresas de setores bem variados, com destaque para alimentos e bebidas (café como um dos destaques), rochas ornamentais e confecções. 

Lançamento do PEIEX  

Data: 13 de junho 

Horário: 17 horas 

Local: Presencialmente na sede da Findes, em Vitória 

Mais informações sobre como participar do PEIEX: [email protected]   

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape