ads-geral-topo

Em Cachoeiro

Junho Vermelho: Hospital Evangélico incentiva doação de sangue

O objetivo da campanha é aumentar a doação de sangue e estoque do hospital

Por Redação

3 mins de leitura

em 06 de jun de 2023, às 18h02

A campanha Junho Vermelho, realizada pelo Banco de Sangue do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI), busca conscientizar a população sobre a importância de doar sangue. Durante esse período, o hospital chama atenção à doação de sangue, uma ação solidária realizada de forma rápida e segura. O que vale a pena ressaltar é que uma única doação é capaz de salvar até quatro vidas.

O Serviço de Hemoterapia do Hospital Evangélico de Cachoeiro passa por um período de defasagem em seus estoques. Segundo o Biomédico Lucas Pereira, as doações estão abaixo do ideal. “Atualmente, recebemos em média 20 doações diárias, sendo que necessitamos de 30 a 40 para mantermos as  atividades sem interrupções”.

“Neste mês de junho estamos buscando parcerias com empresas e órgãos governamentais para incentivar à doação, também contaremos no próximo sábado (24), com agendamentos de alguns municípios do Sul do Estado”, ressalta Lucas.

Vale ressaltar que o Banco de Sangue do HECI é responsável pela demanda do próprio hospital além de 15 hospitais do sul do estado.

Cada bolsa de sangue doada é separada em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma), e assim, poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada.

Quem pode doar?

Pessoas entre 18 e 60 anos e pesar mais do que 50 quilos. Já quem tem mais de 60 anos, só pode fazer a doação se já tiver histórico de doação. É importante estar alimentado e, caso seja após o almoço, aguardar no mínimo, duas horas para procurar o serviço.

O interessado deve apresentar um documento original com foto, preencher um cadastro, em seguida passará por triagem. A orientação é para que, os grupos com mais de cinco doadores façam uma comunicação prévia, para que os colaboradores consigam organizar o espaço e evitar aglomerações.

Como chegar ao Banco de Sangue do HECI

O Banco de Sangue do Hospital Evangélico de Cachoeiro funciona no prédio da Unidade de Oncologia Clinica I, ao lado do Hospital, no subtérreo, no Bairro Ferroviários, em Cachoeiro. Com funcionamento de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h e sábado, das 7h às 11h. Devido ao feriado, o Banco de Sangue estará fechado dia 8, retornando ao atendimento normal na sexta-feira (9). Para mais informações ligue para: (28) 3526-6232.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape