Marataízes receberá a primeira Parada Gay Sul Capixaba no dia 24 de junho
A Casa Roxa Cultural foi criada para democratizar o acesso à cultura através da diversidade. Todos os projetos realizados pela instituição nos últimos dez anos

O município de Marataízes vai receber a primeira Parada Gay do Sul do Espírito Santo no próximo dia 24 de junho, mês marcado pelas comemorações do Dia Mundial do Orgulho LGBTQIAPN+.
A 2ª Semana +Visibilidade +Orgulho será realizada por três eixos: o primeiro é composto por Ações Formativas, palestras e workshops totalmente gratuitos, que serão mediadas a partir de 8h na sede da Casa Roxa.
O segundo eixo é a ‘Caminhada da Diversidade pela Vida’, que terá concentração as 16h, no mirante da Praia da Cruz, com trajeto de 1km até o palco de atrações.
O terceiro eixo trata-se do Festival LacrAção, que começará a partir das 18h, com diversas apresentações artísticas que vão se apresentar no palco de atrações, instalado na beira mar da avenida Atlântica, na Cidade Nova.
Os educadores e ativistas que desejam mediar as ações formativas no cronograma, voluntários interessados para compor a equipe de apoio, e os artistas que desejam se apresentar no festival, podem se inscrever através do link disponibilizado na biografia do Instagram da @casaroxacultural. A organização vai disponibilizar tendas para comercialização de produtos e serviços pelos empreendedores da região no local.
“Que não nos falte a coragem. Muitos de nós estão morrendo, perdemos amigos, vizinhos, familiares, por suicídios e assassinatos, e se não nos unirmos para cobrar direitos, continuaremos a morrer. É impossível viver em uma sociedade onde morre uma pessoa da nossa comunidade por dia e onde a vida média de uma trans é 35 anos. Não precisa ser LGBTQIAPN+ para defender que todes nós merecemos estar na escola, no mercado de trabalho, nos capacitando, sendo respeitados”, comenta Guilherme Nascimento, fundador da Casa Roxa, e coordenador estadual da Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas (ABRAFH)
Primeira Parada Gay em Marataízes
A Casa Roxa Cultural foi criada para democratizar o acesso à cultura através da diversidade. Todos os projetos realizados pela instituição nos últimos dez anos são de caráter popular e comunitário.
O projeto vai emitir certificado de horas para os participantes das ações formativas. Para as pessoas que irão acompanhar a caminhada à tarde, ocorrerá distribuição de brindes e sorteios, com camisas e canecas do #orgulho. Durante a noite, um festival com diversas atrações, personalidades da comunidade também serão homenageadas.
A 2ª Semana +Visibilidade +Orgulho será realizada com o apoio dos recursos Funcultura, da Secretaria Estadual de Cultura do Espírito Santo, através do Edital de Valorização da Diversidade Cultural Capixaba, com amplo apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Marataízes.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui