ads-geral-topo
Saúde e Bem-estar

Mito ou verdade: alimentação saudável diminui o risco de varizes?

Hidratação e alimentos “amigos da circulação sanguínea” contribuem para evitar o problema

Por Redação

3 mins de leitura

em 23 de jun de 2023, às 13h19

Foto: Divulgação

Varizes é um problema de saúde comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) mostram que 38% da população geral brasileira possuem o quadro. A boa notícia é que é possível, sim, prevenir o aparecimento delas tendo a alimentação como aliada.

Caracterizadas pela dilatação, alongamento e tortuosidade das veias, especialmente nas pernas, as varizes podem causar desconforto físico, dor e, em casos mais graves, complicações sérias. Embora vários fatores possam contribuir para o desenvolvimento das varizes, uma alimentação saudável surge como uma boa estratégia.

“Uma alimentação balanceada e nutritiva desempenha um papel importante na manutenção da saúde geral, e o sistema vascular não é exceção. Os problemas de circulação arterial são causados pelo acúmulo de placas na parede das artérias e a adoção de uma dieta balanceada pode contribuir para a circulação sanguínea”, informa o angiologista da Unimed Sul Capixaba, Ricardo Celso Girelli.

Segundo as estatísticas, as mulheres têm maiores chances de desenvolver o quadro varicoso. Os idosos também estão mais propensos, 70% das pessoas acima dos 70 anos podem ter varizes. Além do sexo e idade, outros fatores de risco são gravidez, obesidade, sedentarismo e histórico familiar.

Além de evitar alimentos que possam elevar o peso corporal, o especialista alerta para o alto consumo de sal e para a ingestão mínima necessária de água por dia. “É preciso ficar atento ao que devemos evitar e o que precisamos reforçar. Alimentos antioxidantes são grandes aliados”, recomenda Girelli.

Couve, rúcula, espinafre, linhaça, chia, sardinha, salmão, atum, cebola, tomate, beringela, morango, kiwi, laranja, abacate, nozes entre outros alimentos estão liberados. E sobre a ingestão de líquidos, a hidratação adequada ajuda a manter a fluidez do sangue, facilitando o transporte adequado pelos vasos sanguíneos.

“É importante ressaltar que a alimentação saudável deve ser combinada com outras medidas preventivas para obter melhores resultados na prevenção de varizes. A prática regular de exercícios físicos, a manutenção de um peso adequado e evitar o sedentarismo são igualmente importantes. E, em qualquer anormalidade, é preciso buscar atendimento médico especializado”, recomenda o especialista.

A Unimed Sul Capixaba oferece atendimento em Angiologia e Cirurgia Vascular no Centro de Especialidades (CEU) localizado anexo ao Hospital Materno-Infantil. Para agendar uma consulta, clientes da cooperativa, atendimentos particulares e convênios, podem basta acessar a assistente virtual Isa, no whatsapp (28) 2101-6255 ou pelo site www.unimedsulcapixaba.coop.br

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape