Polícia mira em abrigos de idosos após denúncias de maus tratos no ES
Operação Violeta: o nome faz referência ao mês ‘Junho Violeta’ mês dedicado ao combate à violência contra a pessoa idosa.

A Polícia Civil do Espírito Santo, por meio da Delegacia Especializada de Proteção à Pessoa Idosa (DEPPI), deflagrou, na manhã desta quarta-feira (21), a Operação Violeta, com foco na apuração de dez denúncias em Instituições de Longa Permanência, suspeitas de maus tratos, na Grande Vitória.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA ação visa combater a violência contra a pessoa idosa. Participam da ação a Vigilância Sanitária e o Conselho do Idoso. Operação Violeta: o nome faz referência ao mês ‘Junho Violeta’ mês dedicado ao combate à violência contra a pessoa idosa.

Tipos de violência
Segundo a delegada Milena Gireli, os tipos de violência mais praticados contra idosos são violência física, que é o uso da força física para compelir os idosos a fazerem o que não desejam, para feri-los, provocar dor, incapacidade ou morte; violência psicológica corresponde à agressões verbais ou gestuais, com o objetivo de aterrorizar, humilhar, restringir a liberdade ou isolar a pessoa idosa do convívio social; violência sexual, que se refere ao ato sexual com pessoas idosas, mediante coação com violência física ou ameaças; abandono, que se manifesta pela ausência de amparo ou assistência pelo (s) responsável (s) em cumprir o dever de cuidado para com a pessoa idosa; e negligência, que se refere à recusa ou à omissão de cuidados devidos e necessários aos idosos, por parte dos responsáveis familiares ou institucionais.