Prefeitura de Marataízes promove capacitação de gestores escolares
Ao todo, serão 35 escolas eleitas como aptas a prestarem contas de seus recursos.

A Prefeitura de Marataízes, juntamente da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou na última sexta-feira (23), o terceiro e último ciclo de capacitação de diretores para prestação de contas do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO ciclo de capacitação foi coordenado pelos servidores: Kelly Figueiredo Soares Fernandes (Gerente de Gestão Orçamentária) e Carlos Henrique (Superintendente de Convênios).
Em 2022, sete escolas que já recebiam os recursos há alguns anos foram capacitadas. E para que os recursos do PDDE sejam creditados em conta específica da escola, é necessário ter mais de 50 alunos e possuir CNPJ. Com isso, o município se mobilizou para regularizar 28 escolas no ano de 2022. E ao final do mesmo ano, as primeiras 12 escolas receberam os recursos. Já no início deste ano, foram capacitados 12 diretores e 12 técnicos que representam as escolas contempladas pelo recurso.

Ao todo, serão 35 escolas eleitas como aptas a prestarem contas de seus recursos. Segundo a servidora, Kelly Figueiredo, foi um momento de muita importância para orientação do passo a passo da gestão dos recursos, priorizando as necessidades básicas das escolas com mais agilidade e flexibilidade, considerando que os recursos serão creditados pelo FNDE anualmente.
Vale ressaltar, que o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), tem como objetivo de prestar assistência financeira às escolas públicas de educação básica das redes estaduais e municipais, além das escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos. Esses recursos são destinados à melhoria da infraestrutura física, pedagógica, reforçando a autogestão escolar e a elevação dos índices de desempenho da educação básica.
