ads-geral-topo
Saúde e Bem-estar

São João: Especialista recomenda moderação no consumo do milho

Ingrediente típico dessas festas dessa época do ano, o milho é rico em vitaminas e minerais, mas deve-se ter cautela no seu consumo

Por Redação

2 mins de leitura

em 12 de jun de 2023, às 13h27

Foto: Reprodução

O período de festas juninas é um dos mais esperados do país, principalmente pela fartura de pratos típicos – que costumam ter o milho como ingrediente principal. Pamonha, canjica, milho cozido ou assado, bolos e muitas outras delícias tomam conta das barraquinhas nos arraiás e das mesas dos brasileiros. De acordo com a nutricionista e docente do curso de Nutrição da Estácio, Sandra Marinho, uma curiosidade é que a tradição das comidas de milho no São João consolidou-se pois a festa coincide com a época de colheita do grão.

Mas, apesar de serem deliciosas, as comidas típicas juninas são, em sua maioria, bastante calóricas. “São pratos ricos em açúcar e gordura, então, é preciso ter parcimônia na hora de consumi-los, fazendo escolhas mais conscientes e equilibradas. Por outro lado, o milho é um grão com muitos compostos benéficos para a saúde, rico em carboidratos complexos e fibras alimentares”, aponta Sandra.

A proteína vegetal do milho, quando combinada com leguminosas como o feijão, fornece aminoácidos essenciais para o organismo. “O cereal é também fonte de vitaminas A e B1 e minerais como magnésio, potássio entre outros”, completa a nutricionista. Segundo Sandra Marinho, é importante que as pessoas observem suas restrições alimentares, adaptando as receitas de acordo com suas necessidades. “Por exemplo, para o diabético, quando possível trocar o açúcar de mesa (sacarose) da preparação por substitutos como xilitol, eritritol e stévia”, indica.

Para ajudar quem quer aproveitar as delícias juninas sem culpa, Sandra Marinho indica uma receita de canjica light. Confira abaixo:

Receita de Canjica light

– 3 colheres (45g) de substituto do açúcar que vá ao fogo;

– 4 espigas de milho médias (300g);

– 1 copo de leite (150 ml) desnatado;

– 1 copo de leite de coco (150 ml) light;

– Canela em pó a gosto;

Bata bem o milho no liquidificador, acrescente o leite desnatado, o leite de coco e o adoçante. Leve ao fogo em uma panela até começar a soltar do fundo. Coloque em um refratário, deixe esfriar e salpique a canela por cima. Deixe na geladeira para firmar. Corte e sirva.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape