ads-geral-topo
Turismo

Secretaria de Turismo lança edital inédito de promoção do Espírito Santo

O processo terá dois períodos de apresentação de propostas, durante a sua vigência, sendo o primeiro para propostas de execução em 2023, e o segundo para propostas de execução em 2024

Por Redação

4 mins de leitura

em 05 de jun de 2023, às 15h49

Foto: Divulgação/Setur

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), divulgou no Diário Oficial do Espírito Santo, desta segunda-feira (5), o Edital de Famtours, Presstrips e Roadshows para o biênio 2023/2024. É a primeira vez que a Setur lança um edital para contemplar a promoção por meio de agentes de viagens, jornalistas, blogueiros e influencers digitais no Estado.

O processo terá dois períodos de apresentação de propostas, durante a sua vigência, sendo o primeiro para propostas de execução em 2023, e o segundo para propostas de execução em 2024.

O secretário de Estado de Turismo, Weverson Meireles, falou da importância que essas três ações desempenham no crescimento do turismo do Estado. “As ações de famtour, presstrip e roadshow, promovidas pela Setur, são muito importantes para divulgação dos atrativos turísticos capixabas pelo Brasil. Ao convidarmos jornalistas, influenciadores digitais, agentes e operadores de viagem para conhecerem nosso Estado, oferecemos uma experiência única das nossas riquezas. Isso que fará com que eles passem a divulgar e comercializar o destino Espírito Santo, aumentando, assim, o fluxo de pessoas que desejarão conhecer as belezas capixabas”, disse.

A gerente de Marketing da Setur, Thainá Venâncio, explicou um pouco sobre as modalidades: “No Presstrip, nós apresentamos o Espírito Santo a jornalistas e influenciadores digitais que, ao conhecerem nossos atrativos, podem transformar a visita em conteúdo para divulgação do Estado. Já no Famtour, o público-alvo são agentes e operadores de viagens que visitam o Estado para que possam se encantar e vislumbrar oportunidades de vendas e, no futuro, comercializar nosso destino por meio de pacotes de viagem. No Roadshow, o objetivo é o mesmo do Famtour, com o diferencial que vamos até os principais centros e emissores de turistas para apresentar nosso Estado, a fim de aumentar a comercialização do destino pelas agências e operadoras de turismo.”

Quem pode participar?

A participação no Edital será permitida apenas para pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, que estejam estabelecidas no Estado do Espírito Santo há, no mínimo, dois anos, e que comprovem, conforme atos constitutivos, atuação no segmento turístico. As instituições que desejarem participar do edital poderão apresentar, no máximo, três propostas, por período de inscrição, sendo uma para Famtour, uma para Presstrip e uma para Roadshow. Além disso, as inscrições para a participação no edital serão feitas exclusivamente pela internet, via Acesso Cidadão.

A distribuição dos recursos financeiros do edital, para as ações de Famtour e Presstrip, serão limitadas ao custeio exclusivo de passagens aéreas, enquanto que, para as ações de Roadshow, o custeio será exclusivo para locação de espaço, serviços de buffet, passagens aéreas e hospedagem.

Prazos

O prazo para envio de propostas seguirá a seguinte ordem: O primeiro período de apresentação de propostas será entre os dias 05 de junho e 04 de julho de 2023, e compreenderá propostas para ações a partir de 15 de agosto até 31 de dezembro de 2023. Já o segundo período de apresentação de propostas será entre os dias 02 e 31 de janeiro de 2024, e compreenderá propostas para ações a partir de 31 de março até 30 de dezembro de 2024.

Por fim, a publicação do resultado final para as propostas de execução em 2023 será no dia 20 de julho de 2023, e o segundo, referente ao segundo período de apresentação de propostas, no dia 23 de fevereiro de 2024.

Sobre as modalidades

Presstrip são viagens organizadas com o objetivo de promover destinos. A proposta é convidar jornalistas, blogueiros, youtubers e demais influenciadores digitais de veículos e canais especializados em turismo para vivenciarem, em primeira mão, o destino Espírito Santo, para que possam compartilhar com o público, ampliando a divulgação dos destinos e serviços de turismo.

Famtour é um projeto que tem como objetivo apresentar e capacitar o agente de viagem sobre o destino Espírito Santo. É uma ação que consiste em convidar agentes de viagem para visitar o destino, conhecer os atrativos e equipamentos turísticos existentes, a fim de oferecê-los aos clientes das agências de turismo em que trabalham.

Roadshow é um formato de evento itinerante que tem como objetivo apresentar e capacitar o agente de viagem sobre o destino Espírito Santo em áreas geográficas estratégicas para a atração de turistas ao Estado.

Confira o edital AQUI!

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape