ads-geral-topo
Espírito Santo

Sefaz e ANP fiscalizam postos em cidades do Espírito Santo

Entre os objetivos da operação, destaca-se verificar a regularidade e conformidade dos combustíveis comercializados, além de combater a sonegação do tributo estadual e a concorrência desleal no setor de combustível

Por Redação

3 mins de leitura

em 05 de jun de 2023, às 17h11

Divulgação/Sefaz

A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual, realizou em parceria com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a Operação Especial Conjunta “Omni”. O objetivo da ação foi identificar irregularidades fiscais e regulatórias nos estabelecimentos varejistas de combustíveis.

A operação abrangeu todas as regiões do Estado simultaneamente. Foram alvo da ação 42 estabelecimentos, distribuídos em nove municípios: Baixo Guandu, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Vila Velha e Vitória. A ação conjunta contou com a participação de sete equipes, compostas por 20 auditores fiscais da Receita Estadual e sete especialistas em Regulação de Petróleo da ANP.

Entre os objetivos da operação Omni, destaca-se verificar a regularidade e conformidade dos combustíveis comercializados, além de combater a sonegação do tributo estadual e a concorrência desleal no setor de combustível.

“Os estabelecimentos fiscalizados foram previamente selecionados devido a inconsistências levantadas nas bases de dados da Sefaz. Uma vez diligenciados pelos auditores fiscais, podemos realizar trabalhos de auditoria visando à recuperação do crédito tributário”, afirma a auditoria fiscal Roselene Maria Spavier, da Supervisão de Combustíveis (SCOM). Caso as auditorias constatem irregularidades, os estabelecimentos poderão ser autuados.

“Os auditores fiscais realizaram um trabalho para verificar o cumprimento de obrigações fiscais, a regularidade cadastral e apuração dos estoques de combustíveis dos estabelecimentos no momento da fiscalização. Já os especialistas em Regulação de Petróleo da ANP desenvolveram aferições de qualidade dos combustíveis comercializados além de testes para detecção de fraudes quantitativas”, relata o auditor fiscal Marcelo Klafke, também da SCOM.

O gerente fiscal Lucas Calvi, da Gerência de Fiscalização (Gefis), destaca que a operação Omni reforça a parceria entre a Sefaz, por meio da Receita Estadual, e a ANP, na busca pela conformidade fiscal e regulatória dos postos revendedores de combustíveis. Além disso, reflete o compromisso do Estado em promover um ambiente de negócios justo e em coibir práticas que possam prejudicar o mercado e os consumidores capixabas.

Qualidade dos combustíveis

O chefe do Núcleo Regional de Fiscalização da ANP, Ary Sérgio de Souza Bello Júnior, ressalta que, durante a operação, foram encontradas algumas irregularidades pelos agentes da ANP, resultando em autos de infração, interdições de bicos e bombas e notificações.

Destaca-se um posto em Colatina que praticava venda delivery sem autorização da ANP, um posto em Linhares que fornecia 1,2 litro a menos a cada 20 litros de combustível óleo diesel, e outro posto, também localizado na região norte, que apresentava etanol hidratado fora da especificação.

Apenas dois postos, dentre os 42 fiscalizados, apresentaram irregularidades relativas à qualidade e à quantidade.  “Isso demonstra que o mercado de combustíveis do Espírito Santo valoriza a prestação de um serviço de qualidade aos consumidores. A Sefaz e a ANP continuarão trabalhando em conjunto para garantir que nenhuma prática ilícita prejudicial ao consumidor e ao Estado seja realizada pelos agentes econômicos”, pontua Bello Júnior.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape