Economia

Setor de serviços no ES cresce 7,5% no acumulado do ano

Os dados foram divulgados pela Fecomércio-ES e apontam que quatro dos cinco segmentos avaliados registraram alta

Fachada do Fecomércio
Foto: Divulgação

O setor de serviços no Espírito Santo somou até abril um crescimento de 7,5%, no acumulado do ano, com destaque para os serviços profissionais, administrativos e complementares, que cresceram 12,1% no período. Os dados foram divulgados pela Fecomércio-ES, integrante da Confederação Nacional do Comércio (CNC), com base na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), disponibilizada pelo IBGE.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Além dos serviços profissionais e administrativos, também registraram alta nos primeiros quatro meses de 2023 os serviços de transportes, auxiliares dos transportes e correios (+8,8%); outros serviços (+6,1%); e os serviços de informação e comunicação (+4,7%). Já os serviços prestados às famílias tiveram desaceleração de 3,7% no período.

Na comparação interanual, o setor de serviços do Espírito Santo cresceu 3,8% e quatro dos cinco segmentos obtiveram alta em relação ao mesmo mês do ano anterior, com destaque para serviços profissionais, administrativos e complementares com alta de 16%.

Comparação mensal

Quando analisada a comparação mensal, após três altas consecutivas, o setor de serviços no Espírito Santo obteve queda, recuando 3,1% em abril comparado a março. A Fecomércio-ES pontua que o segmento também sofreu com queda mensal no país em abril, assim como quase a totalidade das unidades da federação.

O setor de serviços tem por característica refletir o desempenho de outras atividades econômicas e tanto o setor industrial quanto o comercial também registraram recuos na comparação de abril com março.

Na análise da Federação, para os próximos meses, gerar o crescimento terá vários desafios, além dos macroeconômicos atuais, como as discussões sobre a reforma tributária, que é considerada necessária por todos, mas que nas propostas apresentadas tem o setor de serviços como um dos mais impactados negativamente, o que trará reflexos nos negócios e na geração de empregos formais.

Reestruturação metodológica

A partir da divulgação de janeiro 2023, a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) passou por uma reestruturação das pesquisas conjunturais do IBGE, que significou também a divulgação de uma nova série histórica, com o encadeamento entre a nova pesquisa e a antiga.

A atualização da pesquisa, que ocorre de forma periódica na rotina do IBGE, reuniu uma nova amostra de empresas, inclusão e exclusão de atividades e alterações nos pesos dos produtos, entre outras mudanças.

A pesquisa é disponibilizada mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados são divulgados com defasagem de dois meses e podem sofrer alterações e atualizações na próxima divulgação. O tratamento e a análise dos dados do Espírito Santo são realizados pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.

Fecomércio-ES

A Fecomércio-ES integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC), representando 137 mil empresas, que respondem por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) capixaba e empregam 719 mil pessoas. O Sistema Fecomércio-ES atende todo o Espírito Santo, seja por meio das suas 31 unidades em mais 15 municípios ou das ações itinerantes. Representa 22 sindicatos empresariais e tem a missão de contribuir para o desenvolvimento social e econômico do Espírito Santo.