ads-geral-topo
Espírito Santo

Uma adubação adequada é fundamental para o sucesso no cultivo do café

O fertilizante orgânico da Natufert tem minerais essenciais combinados na sua formulação diferenciada, podendo melhorar significativamente o desempenho das plantas.

Por Redação

3 mins de leitura

em 07 de jun de 2023, às 11h10

Foto: Divulgação

A temporada de colheita do café está em pleno vapor no Espírito Santo, e os produtores estão focados em obter uma safra produtiva e de alta qualidade. No entanto, além das preocupações imediatas, é essencial que os cafeicultores comecem a se preparar para o futuro, investindo em um planejamento cuidadoso para a próxima safra. Um dos aspectos mais importantes desse planejamento é a adubação equilibrada do cafezal, que desempenha um papel fundamental na produtividade e na redução da bienalidade das lavouras.

A adubação racional da cultura do café tem um impacto direto na produtividade e na qualidade dos grãos colhidos. Uma lavoura bem nutrida pode resultar em um aumento significativo na produtividade, além de contribuir para a redução dos períodos de alternância de alta e baixa produção, conhecidos como bienalidade.

Para obter melhores resultados, a recomendação de adubação deve levar em consideração a análise de solo e folhas, bem como as expectativas de produção do cafeicultor. O coordenador técnico da Natufert, Otávio Araújo, explica que com um manejo de adubação de plantio eficiente o produtor tem a garantia da formação de uma lavoura vigorosa e de alto potencial produtivo.

 “Mais eficiência na adubação é igual e maior aproveitamento de nutrientes”, complementa. Dentro do planejamento de adubação, deve entrar a assistência técnica. A orientação de coleta de amostras de solo e a interpretação dos resultados é crucial para uma adubação eficiente.

A adubação na cultura de café é um fator determinante para a produtividade, qualidade dos grãos e sustentabilidade da lavoura. Portanto, contar com a orientação técnica especializada proporciona aos cafeicultores a confiança de que estão tomando as melhores decisões em relação à adubação, otimizando os resultados e maximizando o potencial produtivo de suas lavouras.

De acordo com Otávio Araújo, especialista em cafeicultura sustentável, conhecer o ambiente produtivo em que a lavoura está inserida e utilizar os dados da análise do solo são passos essenciais para um manejo nutricional adequado da cultura do café.

“É necessário considerar os nutrientes presentes no solo e aqueles que são necessários para um crescimento saudável e uma produção satisfatória. O momento de pensar no futuro da lavoura é agora, durante o planejamento para a próxima safra”.

Nesse contexto, destaca-se a importância do uso de fertilizantes de alto desempenho, como os produzidos pela Natufert, empresa capixaba reconhecida no mercado pelos fertilizantes organominerais. Com suas formulações diferenciadas, os fertilizantes orgânicos da Natufert, combinados com minerais essenciais, podem melhorar significativamente o desempenho da nutrição das plantas. Investir em um planejamento nutricional adequado e utilizar fertilizantes de alta qualidade é um passo importante para garantir uma plantação saudável e produtiva de café.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape