Política Nacional

Contas do governador serão analisadas pelo TCE nesta terça (4)

A análise é referente às ações do Executivo Estadual no exercício de 2022.  

Renato Casagrande, governador do Espírito Santo
Foto: Hélio Filho/Secom

Nesta terça-feira (4), os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) vão apreciar as contas do governador Renato Casagrande (PSB). A análise é referente às ações do Executivo Estadual no exercício de 2022.  

A sessão terá início às 14h e poderá ser acompanhada, ao vivo, pelo canal do TCE-ES no YouTube. Clique AQUI para acessar. 

Neste ano, o relator do processo é o conselheiro Carlos Ranna. A cada ano a escolha do relator é feita seguindo os critérios de rodízio e antiguidade no cargo de conselheiro. 

Durante o processo é feita uma avaliação detalhada da conjuntura econômica, orçamentária e financeira do Estado. Ou seja, saber se a economia local está em tendência de crescimento ou retração; se a arrecadação de impostos está dentro, acima ou abaixo do esperado; se os investimentos feitos pelo Executivo Estadual estão de acordo com o que foi planejado, entre outras análises. 

Também são levadas em consideração dados estatísticos como inflação na Região Metropolitana da Grande Vitória e taxa de desocupação da população, além de algumas informações referentes aos principais setores da economia local, destaques sobre a economia nacional e demais indicadores que auxiliam na análise das contas. 

Possibilidades 

A apreciação das contas recebe uma entre três classificações. Ela pode ser aprovada, aprovada com ressalvas, ou rejeitada. Independente da decisão tomada pelos conselheiros, o processo é encaminhado para a Assembleia Legislativa, que fará o julgamento da PCA do governador. 

Cabe aos deputados estaduais, eleitos pelo cidadão, decidir se seguem ou não a análise feita pelos conselheiros do Tribunal de Contas.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726