Marataízes recebe a última parada do Circuito Corpo-Rio
Após passar pelos municípios de Alegre, Jerônimo Monteiro e Cachoeiro, a programação do circuito itinerante inicia seu último ciclo no Palácio das Águias.
O Circuito Corpo-Rio faz sua última parada a partir do próximo domingo (16) e leva até o município de Marataízes dança e natureza com exposição, palestra, exibição audiovisual, debate e oficina. O projeto propõe uma experiência estética a partir do Rio Itapemirim e é um desdobramento da websérie, produzida em 2021 pelo Atuação.
Após passar pelos municípios de Alegre, Jerônimo Monteiro e Cachoeiro, a programação do circuito itinerante inicia seu último ciclo no Palácio das Águias a partir das 8h deste domingo com a abertura da exposição Corpo-Rio. Nela, o público poderá ver fotos, ilustrações, adereços e projeções da Websérie, em que três performers – Gabriela Prado, Leonardo Dariva e Weber Cooper – dançam o percurso do Rio Itapemirim por quatro cidades diferentes: Alegre, Jerônimo Monteiro, Cachoeiro de Itapemirim e Marataízes. A exposição vai ficar até o dia 26 de julho e tem entrada gratuita.
A programação do Circuito continua no domingo com a palestra-vivência “Ecoperformance: Uma ação política e perceptiva multifacetada” com a performer Gabi Holanda (BA). Weber Cooper, diretor e realizador da websérie, reflete sobre a experiências das palestras ao longo do projeto: “As palestras com artistas e pesquisadoras de renome nacional têm contribuído na difusão e desenvolvimento de um pensamento sobre nossa conexão com o meio ambiente e o papel da arte na construção desta percepção. As palestras do Circuito têm proporcionado rever nossas ações no mundo enquanto seres integrados à natureza, o que é tão necessário e urgente na sociedade em que vivemos onde a cisão entre ser-humano e natureza tem se refletido em um contexto de crises”.
Oficina com inscrições abertas
Também no domingo, a partir das 9h, acontece a oficina de Ecoperformance “Dançando com o Rio Itapemirim”, no Palácio das Águias (Biblioteca Municipal de Marataízes). A oficina será ministrada pelo professor Weber Cooper. A proposta é juntamente com os participantes elaborar uma resposta para a pergunta “Como podemos dançar com o Rio Itapemirim? ”.
Esta é a quarta cidade a receber a oficina, depois de Alegre, Jerônimo Monteiro e Cachoeiro. “As oficinas têm sido bem estimulantes e inspiradoras. Para além de passar um conhecimento adquirido a proposta é instaurar e facilitar um espaço-tempo de investigação onde todas, todos e todes possam se expressar e descobrir sua expressão a partir da conexão consigo e com o rio Itapemirim. Em cada cidade a troca tem sido grandiosa, em Marataízes não será diferente. Onde faremos a oficina, na Boca da Barra, o encontro do rio com o mar será motivo de grande inspiração e estímulo para mergulhos profundos em nossas danças, em nosso corpo-rio”.
As vagas para a oficina são gratuitas e a inscrição pode ser feita no site https://corporio.my.canva.site/
Circuito Corpo-Rio é uma realização do Atuação e conta com apoio do Funcultura – através de recurso recebido – e da Secretaria da Cultura do Espírito Santo. O projeto foi aprovado no Edital 017/2021 – Setorial de Artes Visuais da Secult/ES.
Serviço
Marataízes
Domingo (16)
Palácio das Águias (R. Cel. Luís Soares, 300 – Barra do Itapemirim)
9h às 13h – Oficina de Ecoperformace-Dançando com o rio Itapemirim com Weber Cooper (ES)
Palácio das Águias (R. Cel. Luís Soares, 300 – Barra do Itapemirim)
16h – Palestra Vivência: “Ecoperformance: Uma ação política e perceptiva multifacetada” com Gabi Holanda (BA)
18h – Exibição com debate da Websérie Corpo-Rio
19h30 – Vernissage
De domingo (16) à quarta (26)
Palácio das Águias (R. Cel. Luís Soares, 300 – Barra do Itapemirim)
08h às 17h- Exposição e mediação
Outras Informações:
https://corporio.my.canva.site/
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.