ads-geral-topo
Política

Progressistas elege Da Vitória o novo presidente do partido no ES

Convenção Estadual do Progressistas contou com a presença do vice-governador Ricardo Ferraço, do presidente da Ales, Marcelo Santos, 20 prefeitos e lideranças de outros partidos

Por Redação

5 mins de leitura

em 17 de jul de 2023, às 08h36

Foto: Divulgação

Com a presença de lideranças e filiados de todas as cidades capixabas e com direito a uma grande festa que reuniu mais de mil pessoas, o partido Progressistas no Espírito Santo elegeu o deputado federal Da Vitória para presidir a legenda pelos próximos três anos, em Convenção realizada no último sábado (15), em Vitória. A escolha do parlamentar se deu por aclamação de todos os membros do diretório estadual.

A Convenção Progressistas contou com a presença do vice-governador Ricardo Ferraço (PSDB), do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (Podemos), o deputado estadual Calegari (PL), os prefeitos da Grande Vitória Lorenzo Pazolini (Republicanos), da capital, Euclério Sampaio (União), de Cariacica, do deputado federal de Pernambuco Lula da Fonte (Progressistas), o secretário da Casa Civil, Davi Diniz, além de prefeitos de diversas cidades do Estado, vereadores, ex-prefeitos, ex-deputados e representantes dos diretórios nos 78 municípios capixabas.

Marcaram presença também os presidentes estaduais do PSB, Alberto Gavini, do PDT, Weverson Meireles, do Novo, Iuri Aguiar, do Republicanos, Erick Musso, e membros do PL.

Além deles, os eleitos da nova Executiva: deputado federal Evair de Melo, secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente, a deputada estadual Raquel Lessa, os ex-deputados Neucimar Fraga, Marcos Madureira e Sandro Locutor, e os demais filiados.

Em seu discurso após eleito, Da Vitória ressaltou que o Progressistas foi o partido que mais recebeu votos na eleição de deputado federal em 2022, com 296.301 sufrágios, mais que dobrando os votos em 2014, quando a legenda teve 105.787 votos. E ressaltou que, além do presidente da Câmara, Arthur Lira, e da quarta maior bancada da Câmara, com 49 deputados federais, a sigla está instalada nas 78 cidades do Estado.

“O Progressistas, pelo seu tamanho, vai participar ativamente das eleições municipais de 2024 em todas as cidades capixabas. E vai lançar candidatos a prefeito onde tiver nomes. E posso dizer mais: em 2026 seremos protagonistas na eleição de Governador e Senador. Nosso partido tem excelentes quadros para contribuir ainda mais com o crescimento do Espírito Santo, como tem feito até aqui. A partir de hoje vamos reforçar o diálogo para fortalecer ainda mais nosso partido por todo Estado”, disse Da Vitória.

O vice-governador Ricardo Ferraço destacou que o Progressistas participou da eleição do governador Renato Casagrande e tem ajudado a administrar o Estado. “Estamos vendo o Progressistas unido e fazendo o que sempre fez: ajudando a construir o Espírito Santo, que não é uma construção individual. Ela é liderada pelo nosso governador Renato Casagrande. Mas tem muitas pessoas ajudando. E o Progressistas esteve conosco no processo eleitoral e está agora ajudando no Governo, na Assembleia, nas câmaras municipais, com os prefeitos. O Progressistas tem feito a diferença. É um partido que entre a ideologia e o interesse nacional e do Espírito Santo ele fica com os brasileiros e capixabas”.

Já o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos, destacou a importância do partido no Espírito Santo. “O Progressistas tem um grande trabalho no Estado e pode ser visto pelos números. O Da Vitória assume com a missão de fazer ainda mais e melhor. O Progressistas está habilitado para seguir o trabalho pelo Estado e para colocar os nomes para ocupar as vagas majoritárias em 2026”.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, destacou que o partido é um aliado da administração municipal. “O Progressistas tem um papel importante dialogando por meio da Câmara Municipal com nosso mandato. Fazer a dobradinha com o Republicanos é uma honra para nós. E vamos seguir olhando para frente no nosso Espírito Santo, continuar escrevendo a história de crescimento sustentável do Estado, de proteção às mulheres”, disse.

O deputado federal Lula da Fonte (Progressistas-PE) ressaltou o trabalho dos parlamentares do partido na Câmara Federal, Da Vitória e Evair, e pontuou que o partido tem um grande tamanho em todos os estados da federação.

Nova Executiva do Progressistas

O Progressistas elegeu Da Vitória como presidente estadual e quatro vices-presidentes: Evair de Melo, Marcus Vicente, Neucimar Fraga e Raquel Lessa. Marcos Delmaestro continua como secretário-geral, o primeiro secretário será Oziel Andrade e a segunda secretária, Katia Caliari. O tesoureiro será Andriano Riva, o primeiro será Felipe Alves dos Santos e o segundo, Marcos Soares. O deputado Theodorico Ferraço foi escolhido como líder da bancada na Assembleia Legislstiva. Ao todo, a Executiva Estadual conta com 33 membros e o diretório, com 94. Também foram eleitos o Conselho de Ética, o Conselho Fiscal, o Conselho Consultivo e os delegados para a Convenção Nacional.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape