Unidades hospitalares da Unimed Sul Capixaba recebem certificação máxima
Hospital Materno-Infantil mantém a nota 3, maior possível, há oito anos; e Hospital Unimed já alcançou o nível de excelência em sua primeira avaliação.

Atestando a qualidade da sua prestação de serviço, a Unimed Sul Capixaba acaba de comemorar mais uma certificação, a ONA nível 3, maior colocação possível da Organização. Isso significa que o Hospital Unimed e o Hospital Materno-Infantil passaram por uma rigorosa inspeção e atenderam aos quesitos para serem “Acreditados com Excelência” em critérios como segurança e gestão integrada dos protocolos. Os hospitais da Unimed são os únicos da região Sul do Espírito Santo credenciados com nota máxima.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma instituição brasileira sem fins lucrativos, responsável por desenvolver e gerir os padrões de qualidade e segurança na área da saúde. Sua metodologia é reconhecida internacionalmente pela Sociedade Internacional para a Qualidade nos Cuidados de Saúde (ISQua). A acreditação é um processo voluntário de avaliação da qualidade dos serviços de saúde baseado em critérios pré-definidos. Após a obtenção da acreditação, os serviços de saúde passam por avaliações periódicas durante a vigência do certificado.
A ONA possui três níveis de certificação e, com o compromisso de aprimorar continuamente seus processos, o Hospital Materno-Infantil, que já tinha a certificação no nível 3, manteve o posto de excelência. A unidade já foi certificada com o nível 1 e 2, mas, desde 2016 se mantém com a nota máxima.
O Hospital Unimed também representou uma grande conquista a ser comemorada: com apenas três anos de funcionamento e passando pela primeira vez pelo processo de acreditação da ONA, recebeu a acreditação máxima.
“Estamos extremamente orgulhosos do trabalho que temos desenvolvido nas nossas unidades hospitalares. No Materno-Infantil, já mantemos este patamar de excelência há muitos anos. No Hospital Unimed, não é diferente, em três anos de funcionamento já chegamos no nível 3. O resultado dos nossos esforços está sendo colhido. Ficamos muito orgulhosos com a acreditação por representar o desfecho do nosso trabalho”, comemora a diretora de Recursos Próprios da Unimed Sul Capixaba, Grazielle Grillo.
Com o foco na segurança do paciente e na melhoria contínua dos processos, os hospitais passaram por uma avaliação conduzida por uma Instituição Acreditadora Credenciada (IAC) e por uma equipe de avaliadores habilitada pela ONA. Durante o processo, foram buscadas evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação em diversas áreas, incluindo gestão organizacional, qualidade, segurança na assistência prestada, bem como os ciclos de melhorias e a maturidade institucional.
“A obtenção da acreditação ONA nível 3 é um reconhecimento do empenho da equipe dos hospitais em atender aos mais altos padrões de qualidade e excelência na assistência à saúde. Nesses momentos vemos o quanto a equipe está comprometida, como o sangue verde está pulsando nas veias. Cada um está de parabéns, esta vitória é nossa e para os nossos clientes também”, conta Grazielle.