ads-geral-topo
Cidades

Passeata pede fim da violência contra as mulheres em Anchieta

O Núcleo das Margaridas e o Grupo de Caminhada Saudável foram os parceiros na organização. Agentes comunitários de saúde também participaram.

Por Redação

2 mins de leitura

em 25 de ago de 2023, às 10h51

Foto: Reprodução/PMA
Foto: Reprodução/PMA

Para chamar a atenção da sociedade anchietense para a importância de denunciar qualquer tipo de violência contra a mulher, a equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Centro III promoveu uma passeata de conscientização pelo fim desse tipo de violência. A ação ocorreu na última quarta-feira (23).

O Núcleo das Margaridas e o Grupo de Caminhada Saudável foram os parceiros na organização. Agentes comunitários de saúde também participaram. 

Durante a passeata foram distribuídos panfletos e amostra de cartazes com dizeres e informações a respeito da campanha. Um carro de som acompanhou o trajeto para reforçar a divulgação de informações sobre a importância da conscientização e de atividades do Agosto Lilás. A conselheira municipal de mulheres de Anchieta, Fabiana Carvalho, participou e representou o conselho.

O que é Agosto Lilás? 

O mês de Agosto é marcado pela campanha AGOSTO LILÁS sendo o oitavo mês do ano que é dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher, que busca chamar a atenção da sociedade para o tema. 

A campanha foi criada em referência à Lei Maria da Penha, que em 2023 completa 17 anos, e surgiu para amparar mulheres vítimas de vários tipos de violência como física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.

Vale lembrar que é importante a vítima identificar desde o início do relacionamento o comportamento do companheiro, se demonstra agressividade, ciúme excessivo ou ainda se o relacionamento é tóxico. 

Entretanto, nem sempre a vítima tem essa consciência de que está vivendo no ciclo da violência doméstica. 

No Brasil, os registros de violência contra a mulher subiram 26% nos quatros primeiros meses de 2023. São milhões de mulheres vivendo em ambientes violentos, vítimas de violência e assédio moral, físico e psicológico. Isso tem que acabar. DENUNCIE!

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape