Política Nacional

Projeto garante uniforme escolar gratuito para alunos do ensino médio no ES

Se a proposta do deputado Fabrício Gandini for aprovada e sancionada pelo governador Renato Casagrande, 201.788 estudantes poderão ser contemplados, inclusive com calçados, o que para o autor pode contribuir para reduzir a evasão escolar

Fabrício Gandini cobra do Val
Foto: Divulgação/Assessoria parlamentar

E se os 201.788 alunos matriculados nas escolas de ensino médio do Estado tivessem direito a uniformes escolares gratuitos, assim como já ocorrem com os estudantes dos ensinos infantil, fundamental e de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Serra, por exemplo?

É que o deputado estadual Fabrício Gandini (Cidadania), vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, quer obrigar o Poder Executivo Estadual a instituir no Espírito Santo uma política pública de distribuição de uniformes escolares aos estudantes das escolas públicas de ensino médio. Essa é a finalidade do Projeto de Lei (PL) 356/2023, protocolado no Legislativo pelo deputado Gandini.

De acordo com a iniciativa, além das vestimentas, os uniformes poderão ser compostos de calçados para os alunos conforme a idade deles. No ensino médio, o aluno deve ingressar aos 15 anos na 1ª série, permanecendo até a 3ª ou 4ª séries até os 17 ou 18 anos.

Para Gandini, a proposta pode contribuir para o combate à evasão escolar e para a diminuição de desigualdades sociais, uma vez que a medida garante a democratização do ambiente escolar, convergente com outras iniciativas voltadas para a inclusão social de famílias carentes.

“Vai garantir ao estudante que, independentemente de suas condições financeiras, tenha garantido vestimentas e calçado que lhe possibilitarão condições mínimas e dignificantes para frequentar a escola, aprimorando noções de pertencimento e coletivo”, avalia o parlamentar.

Ele ainda ressalta que a utilização de uniforme pelos alunos melhora a identificação deles e garante um melhor padrão de segurança para eles e para a unidade de ensino.

“O uso do uniforme é essencial para a identificação dos estudantes dentro e fora da escola”, complementa.

Se o PL for aprovado e virar lei, após a sanção do governador Renato Casagrande (PSB), a nova legislação começa a valer a partir de sua publicação no Diário Oficial. Depois disso, o Executivo deverá regulamentar a norma em até 60 dias.

No início da legislatura, uma emenda de autoria de Gandini dobrou o valor da Bolsa-Estudante de R$ 400 para R$ 800, beneficiando 120 alunos da 4ª série do ensino médio da rede estadual.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726