ads-geral-topo
Espírito Santo

Secretaria de Educação inicia avaliação de diretores escolares

A avaliação segue até o dia 13 de outubro e é realizada pelas Superintendências Regionais de Educação, por meio da Comissão de Avaliação Regional

Por Redação

3 mins de leitura

em 02 de ago de 2023, às 10h07

Foto: Divulgação/Sedu

A Secretaria da Educação deu início, nesta terça-feira (1), à Avaliação do Diretor Escolar em que serão avaliados todos os diretores da Rede Pública Estadual de Ensino que estão na gestão, a partir de 180 dias. Essa avaliação consiste em mensurar, por meio de indicadores de competência, os resultados qualitativos da atuação do diretor escolar, possibilitando a verificação dos conhecimentos, habilidades e atitudes para o bom desenvolvimento da gestão escolar.

A avaliação segue até o dia 13 de outubro e é realizada pelas Superintendências Regionais de Educação, por meio da Comissão de Avaliação Regional, composta pelo superintendente, assessor pedagógico e assessor administrativo. Para isso, nos dias 27 e 28 de julho, aconteceu a Formação da Comissão Regional, realizada pela Gerência de Gestão Escolar, um marco no processo de avaliação dos diretores de escolas neste ano.

Em 2022, o Ciclo Avaliativo de Diretores Escolares ocorreu de forma diagnóstica e, após ajustes necessários, com ênfase nos princípios da Gestão Democrática e na redução das desigualdades na rede, foi dado início ao ciclo avaliativo de 2023.

A gerente de Gestão Escolar da Sedu, Mayara Lima Candido, ressaltou que a avaliação será utilizada como instrumento de gestão. “A ação visa a aferir se o diretor mobiliza as competências indispensáveis para a atuação. Também objetiva que essas competências possam ser aprimoradas, por meio do plano de desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional”, disse.
 

Para a realização da avaliação, foi construída uma Matriz de Competências e Indicadores, com base na Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar, apresentada pelo Ministério da Educação, no Mapa Estratégico da Sedu 2023-2026 e nas dimensões da gestão escolar estabelecidas nos documentos reguladores da Sedu.

Essa avaliação faz parte da Política de Desenvolvimento do Diretor Escolar, que reúne diversas ações com o objetivo de promover uma reflexão contínua sobre a concepção de gestão e sua redefinição, por meio de uma política sólida que visa ao aprimoramento profissional dos diretores e à melhoria constante dos resultados de aprendizagem dos estudantes, entre outros aspectos.

O subgerente de Políticas e Processos de Gestão Escolar da Sedu, Ronald da Silva Alves, ressaltou também que a execução da Avaliação do Diretor Escolar tem como foco auxiliar no desempenho dos diretores. “Além disso, está prevista a elaboração de um Plano de Desenvolvimento para aqueles diretores que apresentarem baixo rendimento em algum dos indicadores da Matriz da Avaliação”, pontuou.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape