ads-geral-topo
Cidades

Piúma pode se tornar “Cidade das Conchas”

A proposta, que visa oficializar o título ao município do litoral Sul do Espírito Santo, por meio de lei, tramita, em fase conclusiva, na Assembleia Legislativa (Ales).

Por Redação

em 22 de set de 2023, às 16h50

2 mins de leitura

Foto: Artesolcrop | Ales

A cidade Piúma pode ser tornar a Cidade das Conchas. A proposta, que visa oficializar o título ao município do litoral Sul do Espírito Santo, por meio de lei, tramita, em fase conclusiva, na Assembleia Legislativa (Ales).

O Projeto de Lei (PL) 285/2023, de autoria do deputado Sergio Meneguelli (Republicanos), confere tal denominação à cidade, acrescentando texto na Lei 10.974/2019. Essa legislação estadual faz a consolidação de títulos de homenagem a cidades, pessoas, profissões, movimentos sociais e expressões populares.

Na justificativa da matéria, o parlamentar explica que Piúma, no litoral sul capixaba, é reconhecida pela grande quantidade e variedade de conchas. “Inclusive, uma das atividades econômicas importantes do município é o artesanato de conchas, que gera renda para artesãos e catadores”, afirma na justificativa.

O autor ainda observa a razão apontada para a grande formação de conchas na região. “As praias do município, localizadas no litoral sul capixaba, estão situadas em um ponto de convergência de duas correntes marítimas distintas, um quente e outra fria. Especialistas explicam que essa característica favorece a ocorrência de moluscos que produzem grande quantidade das conchas encontradas nas areias dos balneários do município, sendo Piúma considerada a maior produtora de conchas do país”, elucida. 

Tramitação

Por se tratar de projeto que confere homenagem a uma cidade, o texto tramita conclusivamente pela Comissão de Justiça.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape