Alerta!ES Danos e Prejuízos: Estado ganha painel de informações de desastres
A ferramenta vai permitir o acesso livre a informações sobre danos e prejuízos decorrentes de desastres ocasionados por eventos climáticos extremos no Estado

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Espírito Santo (Cepdec) apresentaram, nesta terça-feira (14), o novo painel interativo Alerta!ES Danos e Prejuízos. O lançamento foi realizado no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), em Vitória.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA ferramenta vai permitir o acesso livre a informações sobre danos e prejuízos decorrentes de desastres ocasionados por eventos climáticos extremos no Estado, de forma transparente e objetiva, a partir de dados do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), plataforma que faz parte do Sistema Nacional e Proteção e Defesa Civil.
Leia também: Governo do Estado lança projeto Rota Estratégica para o Turismo 2035
“O painel nos possibilita ter uma visão mais clara dos impactos dos desastres sobre a população capixaba. Ao analisar esses dados, passamos a entender com mais precisão como os desastres e eventos extremos afetam a sociedade, reunindo informações para a tomada de decisões e definição de estratégias para prevenir e mitigar os efeitos dos eventos extremos”, destacou o coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel BM Hekssandro Vassoler.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, coronel BM Alexandre Cerqueira, esclareceu que o tema é recorrente no mundo e causa impacto, tanto para a sociedade quanto para o poder público, seja na esfera federal, estadual ou municipal.
“Toda ferramenta que vier agregar valor no sentido de minimizar, mitigar ou evitar qualquer tipo de dano é de fundamental importância. O painel interativo Alerta ES apresenta uma série de dados com relação à questão de danos humanos e materiais, nas esferas estadual e municipal, e essas informações permitirão que todas as agências do Estado e defesas civis municipais se prepararem ainda mais para o enfrentamento futuro dessas ocorrências”, afirmou o coronel BM Alexandre Cerqueira.
O diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira, falou sobre a importância da integração entre as instituições na construção do painel. “Essa é mais uma entrega inovadora, fruto da parceria entre o Instituto Jones e a Defesa Civil Estadual. O painel vem trazer mais transparência e agilidade no acesso a informações valiosas tanto para o trabalho emergencial quanto para as ações de prevenção, contribuindo com a rede da Defesa Civil presente nos 78 municípios do Espírito Santo”, pontuou Lira.
O painel Alerta!ES Danos e Prejuízos já está no ar e fornece informações de danos e prejuízos ocorridos em decorrência de desastres, podendo fazer um recorte por período e município. Além disso, é possível acessar o número de desabrigados, desalojados, tipos de desastres, feridos, óbitos, danos materiais públicos e privados, entre outros. Os dados serão atualizados mensalmente.
O acesso pode ser feito em www.alerta.es.gov.br e por meio dos sites do Instituto Jones e da Defesa Civil Estadual.
Alerta!ES
O Sistema Alerta!ES é integrante do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil (Siepdec) e tem a finalidade de dotar o Estado do Espírito Santo de uma estrutura integrada de planejamento, ordenação e análise das informações de mapeamento, monitoramento, previsão e alerta de extremos meteorológicos, hidrológicos, geológicos e oceanográficos. Também possibilita o acesso a outras informações técnico-científicas do meio físico, nas ações de monitoramento que se caracterizem como risco e ameaça de desastres, fornecendo, na iminência, durante e após a ocorrência de eventos desastrosos, informações para a tomada de decisão.
Fazem parte do Sistema a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec), o Instituto Jones Santos Neves (IJSN), a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan).