ads-geral-topo
Economia

Black Friday: EDP reforça cuidados na compra de equipamento elétrico

Ao adquirir um produto, o ideal é que o consumidor esteja atento às classificações que constam no selo, que varia de A (mais eficiente) a G (menos eficiente)

Por Redação

3 mins de leitura

em 19 de nov de 2023, às 08h30

Foto: Reprodução/Internet

A menos de dez dias da Black Friday, que se tornou uma tradicional data de promoções do comércio, muitos consumidores já estão pesquisando novos equipamentos eletrodomésticos e eletrônicos para a compra. Pensando nisso, a EDP, distribuidora de energia do Espírito Santo, reforça cuidados para garantir maior eficiência e segurança com relação ao consumo de energia elétrica.

A Companhia destaca a importância de observar nos aparelhos o selo de qualidade Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), que tem o objetivo de conscientizar os consumidores e identificar os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética. Para receber o selo, os eletrodomésticos são submetidos a testes em laboratório com a supervisão do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Leia também: Onda de calor faz preço do do ar-condicionado subir 6,09%

Ao adquirir um produto, o ideal é que o consumidor esteja atento às classificações que constam no selo, que varia de A (mais eficiente) a G (menos eficiente). “Ao identificar a classificação, o consumidor pode entender o consumo de energia do aparelho e tomar decisões mais conscientes na compra. Produtos com classificações A ou B são mais eficientes.

É válido, ainda, considerar o consumo de energia, verificando as informações da etiqueta, como consumo anual e potência do aparelho. Essas ações ajudam a reduzir os custos da conta de energia, promovem a sustentabilidade e contribuem para a preservação do meio ambiente ao reduzir o consumo de energia elétrica”, orienta o gestor da EDP, Adilson Herzog.

Vale destacar também sobre a importância de manter a instalação interna da residência em bom estado de conservação e com as cargas bem dimensionadas nas tomadas. Emendas de fios feitas de forma incorreta, conexões frouxas, fios desencapados ou com isolamento comprometido pelo tempo e os benjamins (T’s) podem ocasionar sobreaquecimento da rede e a chamada fuga de corrente, que aumentam o consumo de energia. Além disso, trazem risco à segurança de todos, com possibilidade de curto-circuito e até de incêndio.

Cuidados com as compras na Black Friday

De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), as residências continuam a representar quase 50% da totalidade das ocorrências de incêndios por sobrecarga de energia e são responsáveis por mais de 80% das mortes nestas ocorrências. No primeiro semestre de 2023, foram 210 incêndios em residências e 29 mortes em todo o país.

No caso da compra de equipamentos mais potentes para a residência, a queima de fusíveis ou desarme dos disjuntores com frequência pode ser um indicativo de sobrecarga na instalação elétrica interna, sendo importante a análise de um profissional qualificado. O indicado é que a cada cinco anos seja feita a manutenção de todo circuito elétrico da residência. A população deve optar sempre por um técnico especialista de confiança e com experiência.

“É necessário conscientizar todos da família sobre a adoção de comportamentos seguros para prevenir acidentes e garantir um consumo seguro e eficiente de energia. Também reforçamos algumas dicas simples que devem ser empregadas no cotidiano, como desligar luzes desnecessárias, não deixar aparelhos sem uso na tomada e utilizar a energia de forma consciente no dia a dia”, finaliza o gestor da EDP.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape