Cidades

Cidade do Caparaó recebe incentivos para assistência farmacêutica

Os municípios contemplados enquadraram suas iniciativas em uma das quatro categorias previstas no Edital de Chamamento Público

Redação Redação

Farmácia de plantão
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Três municípios do Estado vão receber recursos do Programa de Fortalecimento da Assistência Farmacêutica na Atenção Primária à Saúde SUS (PROFAF SUS/ES) para executar projetos que fortaleçam a assistência farmacêutica em seus territórios. São eles: Muniz Freire, Santa Maria de Jetibá e São Mateus. O valor do incentivo será de R$ 20 mil para cada município selecionado, pagos por meio de repasse fundo a fundo.

Os municípios contemplados enquadraram suas iniciativas em uma das quatro categorias previstas no Edital de Chamamento Público Nº 001/2023, de 20/09/2023, que foram: a) ações para a implantação do Cuidado Farmacêutico; b) ações para a adequação/estruturação da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF); c) ações para a adequação/estruturação dos serviços de assistência farmacêutica; d) ações para a promoção da educação permanente e de capacitação dos profissionais inseridos na assistência farmacêutica. 

A notícia da premiação foi comemorada pelos municípios. “O PROFAF veio para nós enquanto Assistência Farmacêutica e também para a Gestão Municipal como uma oportunidade de tirar um sonho do papel. Implantar a Farmácia do CAPS I, que é um serviço de extrema importância para o nosso município e aliado a isso promover o cuidado farmacêutico dos pacientes em parceria com uma equipe multidisciplinar, reforça nosso compromisso de promover a saúde em sua integralidade, bem como insere a Política de Assistência e Cuidado Farmacêutico no âmbito municipal”, disse a farmacêutica Elma Soares Mignone Soroldoni, da Prefeitura de Muniz Freire, vencedora na categoria 1, municípios com até 30.000 habitantes.

A gerente da Assistência Farmacêutica da Prefeitura de Santa Maria de Jetibá, Paloma Corteletti Lauwers, premiada na categoria 2, municípios de 30.000 a 100.000 habitantes, destacou: “estamos implementando em nosso município o Cuidado Farmacêutico, sendo nosso objetivo institucionalizar para ter este serviço como mais um recurso para nossos munícipes e o profissional farmacêutico compondo a Equipe de Saúde, somando aos demais profissionais da Atenção Básica na Assistência à Saúde”, destacou.

“O recurso que receberemos será fundamental para adquirirmos os materiais e os implementos necessários para compor o consultório farmacêutico, podendo os profissionais que atuam no cuidado farmacêutico disponibilizar de local apropriado e ferramentas que o auxiliem em sua prática clínica”, complementou Paloma Corteletti Lauwers.

A comemoração em São Mateus, município premiado na categoria 3, com mais de 100 mil habitantes, foi destacada pelo secretário municipal de Saúde, Henrique Luis Follador. “Ficamos imensamente felizes com o resultado que contemplou São Mateus. O recurso será destinado ao fortalecimento da Assistência Farmacêutica, pois há algum tempo a Secretaria Municipal, em parceria com o curso de Farmácia do campus da Ufes na cidade, idealiza uma estrutura adequada que permita atendimentos farmacêuticos de forma individualizada para os usuários da Atenção Básica, com a participação ativa dos profissionais de saúde e estagiários”, pontuou.

Follador acrescentou que a Assistência Farmacêutica vai além da aquisição ou distribuição de medicamentos. “O acompanhamento farmacêutico após esses processos é de extrema importância. Por isso, com esse recurso, será possível a estruturação deste espaço, com o objetivo de prestar um atendimento de qualidade aos usuários, com a orientação e o acompanhamento sobre o uso adequado dos medicamentos”, disse.

A gerente Estadual de Assistência Farmacêutica, Maria José Sartório, destacou que fomentar a execução de práticas refletirão diretamente na atenção ao usuário faz parte do preceito da corresponsabilidade e parceria entre os entes federados. “Esse é um papel importante da gestão estadual e foi prontamente validado por nosso secretário Miguel Duarte e subsecretário José Tadeu Marino (ambos de Estado da Saúde). Ressalto que pretendemos manter e ampliar esse incentivo para os próximos anos”, completou.


PROFAF SUS/ES

O Programa de Fortalecimento da Assistência Farmacêutica na Atenção Primária à Saúde SUS (PROFAF SUS/ES), desenvolvido pela Gerência Estadual de Assistência Farmacêutica, da Secretaria da Saúde (Sesa), foi instituído pela Portaria Nº 053-R, de 11 de julho de 2023. 

O Programa tem como objetivo estabelecer a parceria entre a Sesa e as Secretarias de Saúde dos municípios capixabas, por meio de incentivo financeiro destinado à execução de ações para estruturar e fortalecer a assistência farmacêutica municipal. 

Além disso, visa também a poder identificar projetos relevantes na área da assistência farmacêutica e valorizar as iniciativas, de forma a estimular o desenvolvimento de novos projetos, objetivando as melhorias dos indicadores locais e a qualidade de vida dos cidadãos.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui