ads-geral-topo
Política

Falta de água em Conceição do Castelo vira alvo de debate no Legislativo

O tema foi amplamente discutido, nesta segunda-feira (20), na Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

Por Redação

em 21 de nov de 2023, às 08h49

2 mins de leitura

Foto: Arquivo | Cesan

Na sessão desta segunda-feira (20), na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), os deputados Coronel Weliton (PTB) e Zé Preto (PL) denunciaram que em comunidades carentes da Grande Vitória e em bairros periféricos de Guarapari e Conceição do Castelo moradores estão há mais de uma semana sem água, o que aumenta ainda mais o sofrimento das pessoas com a onda de calor registrada nos últimos dias. 

Coronel Weliton mostrou no painel eletrônico do plenário  imagens de torneiras e caixas para reservatório sem água no município de Conceição do Castelo e os relatos de moradores sobre o desconforto e sofrimento enfrentados devido à falta de condições de realizar higiene pessoal, preparar comida, limpar a casa e lavar louças. 

O deputado citou que o comércio também é prejudicado, pois há casos, por exemplo, de empreendedores nas comunidades carentes que paralisaram suas atividades, já que precisam de água para produzir suco de açaí em casa.

Críticas contra a Cesan 

Segundo Coronel Weliton, não procede argumento da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) de que o desabastecimento ocorre devido à escassez hídrica provocada pela falta de chuvas. 

Na opinião do deputado, há água em “abundância” para a empresa fornecer, mas isso não está acontecendo devido à falta de investimento na expansão e melhorias na rede de distribuição. 

Zé Preto relatou que no balneário de Guarapari e em bairros periféricos, como Boa Vista e Condado, além de parte de Meaípe, moradores também estão sem água há mais de uma semana. 

Ele também questionou o argumento da Cesan de que a escassez hídrica seria o motivo da paralisação do fornecimento de água por vários dias nestas localidades de Guarapari. “Não há escassez hídrica; a seca ainda não chegou pra valer; choveu há cerca de 20 dias”, pontuou. 

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape