Saúde e Bem-estar

Novembro Azul: atividades para alertar sobre câncer de próstata

Serão palestras, cortes de cabelos, massagem e bate-papo; tudo para chamar atenção para causa

Por Redação

2 mins de leitura

em 13 de nov de 2023, às 17h00

Foto: Reprodução/Web
Foto: Reprodução/Web

A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro iniciou, nesta segunda-feira (13), a programação para alertar sobre a prevenção ao câncer de próstata. A iniciativa faz parte da campanha Novembro Azul.

A ação começou com um dia dedicado aos cuidados pessoais e contou com a presença do barbeiro Marcelo Victor (@curcia_Barbeiro) que fez cortes de cabelos nos colaboradores.

Também teve um encontro “Café com Saúde”, comandado pelo médico Sérgio Damião. Nesse bate-papo, os funcionários receberam orientações sobre a doença e a importância de manter os exames em dia, já que se diagnosticado precocemente as chances de cura são maiores.

A programação segue também nesta terça-feira (14). Desta vez o Café com Saúde será comandado pelo médico Eric Torres.

Haverá ainda um momento relaxante, com massagens e limpeza de pele. A ação é realizada em parceria com a Multivix.

A programação é uma iniciativa da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) em parceria com o setor de Recursos Humanos da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro.

De acordo com a presidente da Cipa, Sirlene Motta, o objetivo dessa ação é alertar os funcionários sobre os cuidados com a saúde e ainda mostrar que se cuidar também é coisa de homem.

“É muito importante que os homens deixem o preconceito de lado e procurem ajuda médica. Fazer os exames e detectar doenças ainda em estágios iniciais aumenta as chances de um tratamento bem-sucedido. A prevenção é o melhor remédio também para os homens”, destacou.

Leia também: Novembro Azul: casos de câncer de próstata no ES preocupam

Saiba mais:

O câncer é um fator de saúde pública mundial. De acordo com especialistas, o Sistema de Informação sobre Mortalidade e dos Registros de Câncer de Base Populacional estima que, para o triênio 2023-2025, são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil.

O câncer de próstata é um dos mais incidentes, com 71.730 mil casos novos, correspondendo a um risco estimado de 67,86 casos a cada 100 mil homens.

A sua detecção é feita por meio de exame de toque retal (exame de próstata). Outro exame é a dosagem de antígeno prostático específico (PSA) feita por meio da coleta de sangue para medir os níveis de PSA, uma substância produzida pela próstata.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui