Nutricionista aponta riscos de consumir ovo frito no calor do sol
A temperatura no município atingiu os 40ºC nesta terça-feira, e a sensação térmica chegou aos 44ºC

O vídeo de ambulante de Cachoeiro de Itapemirim viralizou nesta terça-feira (14), depois que ele fritou um ovo em uma calçada com o calor do sol. No entanto, a nutricionista Rafaela Donadeli aponta os riscos de consumir ovo frito.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA temperatura no município atingiu os 40ºC nesta terça-feira, e a sensação térmica chegou aos 44ºC. Segundo a nutricionista, o ovo precisa atingir uma determinada temperatura para ter o cozimento adequado.
Leia também: VÍDEO | Ambulante frita ovo na calçada com calor do sol em Cachoeiro
“O ovo, para ser completamente frito, tem que atingir uma temperatura de 60 a 70ºC, associado com o tempo de cozimento adequado. Esse ovo pode ser, provavelmente, semifrito e não atingir o tempo de cozimento suficiente para conseguir estar seguro para consumo”, comenta.
Tem salmonela em ovo frito?
A nutricionista explica ainda que “o ovo quando tem a gema cru ou 100% cozida, que é a mesma coisa, pode trazer a contaminação por salmonela. A Organização Mundial da Saúde (OMS), não indica comer ovos que não estejam com a gema 100% cozida”, pontua.
Além disso, Rafaela reforça que “estudos mostram que quando o ovo não é 100% cozido, consumimos 50% dos ingredientes. Cozido ou bem frito conseguimos consumir bem os nutrientes”.
Para a nutricionista, consumir o ovo frito com o calor do sol não é seguro. “Não é seguro pelo risco de contaminação com salmonela e ao mesmo tempo, por não conseguir absorver todos os nutrientes”, disse.
“Lembrando que, mesmo sem atingir a temperatura de 60ºC, o asfalto, por exemplo, absorve mais raios solares, por sua cor. Então, consegue o asfalto aquecer mais e provavelmente é mais fácil de conseguir essa temperatura alta para poder fritar um ovo”, completa Rafaela.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726