Burnout e Covid-19 entram para lista de doenças do trabalho da Saúde
Foram incorporadas 165 novas patologias, incluindo transtornos mentais e neoplasias

O Ministério da Saúde divulgou na última quarta-feira (29) uma atualização da lista de doenças relacionadas ao trabalho. A lista de patologias que causam danos à integridade física e mental do trabalhador não era atualizada há 24 anos, ocasionado a incorporação de outras 182 doenças, totalizando atualmente 347.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiPara o advogado do Trabalho Leonardo Ribeiro, essas mudanças vão auxiliar na elaboração de medidas de assistência e vigilância que propiciem ambientes laborais mais seguros e saudáveis.
Leonardo Ribeiro destaca que a atualização trouxe mudanças importantes. “Um dos pontos relevantes da atualização foi a associação entre os transtornos mentais e o ambiente laboral.
Nos últimos anos temos visto um aumento muito grande de trabalhadores afastados para tratar problemas como ansiedade e depressão.
Outro ponto importante foi a correlação entre a exposição inadequada a produtos e o surgimento de neoplasias, como tumores e câncer, por exemplo” ressalta o especialista.
Leia também: Câncer de pele: alerta para a saúde dos capixabas no verão
De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) atendeu quase 3 milhões de casos de doenças ocupacionais entre 2007 e 2022. A maioria das notificações (52,9%) está relacionada a acidentes de trabalho graves.
Segundo o Ministério da Saúde, essa atualização visa auxiliar no diagnóstico das doenças ocupacionais, além de facilitar o estudo da relação entre o adoecimento e o trabalho.
Entre as novas patologias adicionadas está câncer, covid-19, depressão, ansiedade e síndrome de burnout. A nova lista passa a valer após 30 dias da publicação da portaria.
O advogado explica que atualização é uma medida importante para a prevenção. “Não podemos esquecer que muitas dessas doenças, podem ser ocasionadas por múltiplos fatores.
No entanto, essa atualização é importante para demonstrar a necessidade de agir preventivamente para evitar a exposição dos trabalhadores a cenários de risco”, enfatiza Leonardo Ribeiro.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726