Câmara do ES aprova de auxílio-natalidade a auxílio-funeral para vereadores
O projeto aprovado pela Casa agora segue para sanção do prefeito

Na sessão ordinária da última segunda-feira (18), os vereadores da Câmara Municipal de Aracruz aprovaram um projeto de lei que cria um novo plano de cargos e carreiras dos servidores do legislativo municipal. Além disso, o projeto garante aos parlamentares diversos benefícios, que vão de auxílio-natalidade a verba para cobrir despesas funerárias, em caso de morte de algum familiar do parlamentar.
Atualmente, a Câmara de Aracruz conta com 17 vereadores.
A proposta é de autoria do presidente da Casa, Alexandre Manhaes (Republicanos), e foi aprovada por maioria dos votos, com 14 votos a favor, um contra e uma ausência, segundo o mapa de votação disponibilizado pela Câmara. O presidente não vota.
De acordo com a matéria, aos “agentes políticos, detentores de mandato eletivo”, isto é, aos vereadores do município, serão pagos os seguintes benefícios: gratificações e adicionais, diárias, ajuda de custo, auxílio–funeral, auxílio–natalidade, auxílio–creche, auxílio–alimentação e assistência à saúde.
Já os servidores da Câmara, além desses benefícios, também terão direito a auxílio-doença e vale transporte, de acordo com o Projeto de Lei 71/2023, de autoria da Mesa Diretora.
E para completar, o polêmico projeto de lei ainda contempla os vereadores com mais dois benefícios: gratificação natalina (13° salário) e adicional de férias, ambos oriundos do rol de gratificações aprovadas para os servidores da Casa.
Caso seja sancionado pelo prefeito, Dr. Luiz Carlos Coutinho (Cidadania), a proposta começará a valer na próxima legislatura, que começa em 2025.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726