ads-geral-topo
Espírito Santo

Os sêxtuplos, Maytê e Henry, são transferidos nesta quarta (13)

Os sêxtuplos Théo, Matteo, Lucca, Henry, Maytê e Eloá nasceram às 17h10 do dia 1º de outubro de 2023, no São Bernardo Apart Hospital, em Colatina

Por Redação

4 mins de leitura

em 13 de dez de 2023, às 16h45

Foto: Divulgação

Dois dos sêxtuplos, Maytê e Henry, foram transferidos do hospital de Vitória para Colatina, nesta quarta-feira (13), e ficarão juntos com Eloá e Lucca, que permanecem no hospital de Colatina. Os pais fizeram o pronunciamento por meio de vídeo, através das redes sociais.

Leia também: Nasceram! Equipe de 32 profissionais realiza parto de sêxtuplos no ES

Segundo Quezia Romualdo, mãe dos sêxtuplos, os gêmeos foram transferidos para o hospital de Colatina, na tarde desta quarta-feira (13). “Gente, que felicidade! A Maytê e o Henry, hoje mesmo, vão ser transferidos para Colatina. Agora, os quatros vão poder ficar juntos! Que alívio, Deus é maravilhoso”, comemorou Quezia.

O pai, Madgiel Costa, disse que os bebês estão bem e que está feliz pela transferência dos bebês de Vitória para Colatina. “Estão quase todos do mesmo peso e estáveis. Nós estamos muito feliz pela transfêrencia e agradecemos a Deus pela recuperação deles”, disse.

Os bebês foram transferidos em duas UTIs móvel, de forma separada para maior segurança e acompanhados por condutores socorristas, um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem. Assim como aconteceu em outubro, quando eles foram encaminhados para o Vitória Apart, a transferência foi feita com máximo cuidado e segurança.

“Foram mobilizadas duas unidades, para fazer o transporte de forma íntegra, segura e rápida. Os dois estão com um padrão respiratório de cpap, que é uma pressão positiva de oxigênio, em que um ventilador faz, para dentro dos pulmões. Quando eles vieram para Grande Vitória, vieram entubados e, conforme evoluíram, foram para o cpap. E se tudo der certo, daqui uns dias vão respirar em ar ambiente. Foram transportados no cpap e sem acesso venoso por conta da melhora considerável do quadro clínico. Ver a gravidade em que eles chegaram, e hoje poder retornar com eles para Colatina com um quadro clínico melhor é uma satisfação enorme”, comemora o enfermeiro Fred de Mello, responsável técnico pelo serviço de remoção do São Bernardo Apart Hospital.

Mais perto da família

De acordo com Andréia Saraiva, coordenadora médica da UTI Infantil do Vitória Apart Hospital, a transferência dos bebês acontece para que eles possam ficar mais perto da família.
 

“Eles tiveram uma boa evolução. Ainda estão em desmame da ventilação não invasiva, que é o cpap, e ainda vai levar alguns dias para eles conseguirem ficar totalmente fora de suporte de oxigênio. O peso já é bem melhor, a parte mais grave já ficou para trás e é possível dar seguimento em Colatina. Eles vieram para cá para um acompanhamento com nefrologista e cardiologista, existia até uma possibilidade de terem que passar por cirurgia cardíaca, o que até o momento não foi necessário. A saída agora, é por conta da proximidade com a família. Ficam os quatro no mesmo hospital e a família vai conseguir dar um suporte melhor com eles perto de casa”, avalia a médica.

Próximos passos

Henry, Maytê, Lucca e Eloá agora seguirão acompanhados pela equipe médica do São Bernardo Apart Hospital. Ainda não há uma data prevista para a alta dos bebês.
 

“Henry e Maytê estão estáveis e por isso estavam aptos para a transferência, mas ainda não estão aptos para o treinamento de sucção. Lucca e Eloá estão em treinamento de sucção para que possam mamar sozinhos em casa. Cada criança evolui em uma velocidade e não é possível dar ainda uma previsão de alta. Eles já têm o peso mínimo (superior a 2kg) para receber alta, mas ainda precisam estar mamando bem, sugando bem, para poder sustentar essa nutrição em casa. E precisam estar sem nada de oxigênio, sem ajuda nenhuma para respirar”, explica a médica Júlia Mattedi, diretora técnica do São Bernardo Apart Hospital.

Os sêxtuplos Théo, Matteo, Lucca, Henry, Maytê e Eloá nasceram às 17h10 do dia 1º de outubro de 2023, no São Bernardo Apart Hospital, em Colatina. Mas, durante a recuperação, infelizmente, Théo e Matteo não resistiram e acabaram falecendo.

Os bebês, Henry e Maytê, sendo transferidos para o hospital de Colatina/Fotos: Divulgação

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape