Espírito Santo

Alerta: EDP reforça os cuidados com pipas perto da rede elétrica

Em 2023, 163 mil consumidores ficaram sem energia por ocorrências relacionadas a pipa na rede elétrica

Por Redação

4 mins de leitura

em 22 de jan de 2024, às 17h12

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em meio às férias escolares, a EDP, distribuidora de energia do Espírito Santo, reforça o alerta para os riscos da prática dessa brincadeira próximo à rede elétrica.

No ano passado, mais de 163 mil clientes da sua área de concessão no estado (70 municípios) sofreram com a falta de energia provocada por ocorrências envolvendo pipas na fiação. Em média, ocorreram cerca de duas ocorrências por dia dessa natureza em 2023. 

Leia também: Transporte Escolar: Detran|ES orienta a contratação na volta às aulas

Mais da metade do total de clientes afetados pelas ocorrências em toda a área de concessão é da Grande Vitória.

No Espírito Santo

A região metropolitana, prevalecendo os municípios de Cariacica, Serra e Vila Velha, registrou no ano passado 487 ocorrências envolvendo pipas, totalizando mais de 116 mil clientes prejudicados.  

Aliás, o monitoramento da EDP, contudo, indica que o maior número de clientes afetados se deve à localização das ocorrências, em trechos mais populosos e próximos das redes elétricas.  

Na região Norte, impactou um total de 17.068 clientes , em 100 ocorrências registradas sendo São Mateus a cidade mais afetada, seguida de Linhares e Aracruz.

Já na região Sul, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari e Itapemirim lideram o ranking de localidades mais atingidas, totalizando 28.952 unidades consumidoras e 160 ocorrências. 

Transtornos

Aliás, em muitos casos, portanto, a tecnologia do Centro de Operações Integrado (COI) da EDP ajuda a reduzir o impacto, então, aos clientes por meio de manobras automatizadas no sistema de distribuição de energia, porém os transtornos provocados por esse tipo de ocorrência, contudo, são grandes e podem causar acidentes com quem está soltando a pipa.  

“O transtorno provocado por uma pipa que atinge na fiação é muito grande, podendo deixar hospitais, escolas, residências e empresas sem energia. Além disso, portanto, temos também o risco de ferimentos graves e até de morte para quem pratica esta brincadeira sem o cuidado com a segurança”, destaca o gestor executivo de operação e serviços da EDP, Filipe Lima. 

De acordo com o anuário de 2023 da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), nos últimos 10 anos registraram, no país, 47 mortes provocadas por acidentes envolvendo o resgate de pipas na rede elétrica.  

Aliás, as linhas de pipas – com ou sem cerol ou produtos cortantes – causam, contudo, desligamentos ao romper os cabos de energia e podem provocar curtos-circuitos, ao ficarem presas na fiação.   

Aliás, no período de férias e de maior incidência desse tipo de ocorrência, a EDP intensifica o alerta. “A EDP deve ser acionada imediatamente em caso de qualquer ocorrência que envolva a rede de distribuição de energia.

Será encaminhada, contudo, equipe técnica ao local para reparar o dano e para o restabelecimento do sistema”, reforça o gestor. 

Confira abaixo algumas dicas

 
– Busque espaços abertos como parques e campos, onde não exista o risco de contato com fios de energia. Empine pipas longe de rede elétrica, em locais onde não exista nenhum tipo de cabo de energia, de serviço telefônico ou antenas de celular. Isso evita acidentes e interferências na qualidade desses serviços; 

– Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, não tente retirá-la. Nunca use varas nem suba em postes, muros ou lajes para tirar uma pipa. O choque, nestes casos, pode ser fatal. Somente técnicos da distribuidora possuem treinamento para manusear a rede com toda segurança. 

– Arremessar objetos na rede elétrica para o resgate da pipa pode causar graves 

acidentes. O “lança-gato” (pedra presa a uma linha), ou qualquer outro objeto, não 

deve ser lançado na rede; 

– Jamais use cerol ou a chamada “linha chilena”. Esses produtos são proibidos e podem também provocar acidentes graves e mortes.  Ao cortar a camada protetora da fiação, a linha interrompe a transferência de corrente elétrica, podendo provocar curto-circuito; 

– Não empine pipas perto de estradas e vias de grande circulação de veículos, pois a linha da pipa pode ferir ciclistas e motociclistas, além do risco de atropelamento a quem está praticando a brincadeira. 

Aliás, vale ressaltar que em caso de acidentes relacionados ao sistema de energia, nunca se aproxime do local. Fale imediatamente com a EDP pelos canais:  

Aplicativo EDP Online (compatível com tablets e smartphones)  

WhatsApp (27) 99772-2549  

Central de Atendimento: 0800 721 0707  

Todos os canais de relacionamento são gratuitos e funcionam 24 horas 

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui