Advogado Adriano Sant'Ana Pedra toma posse como juiz membro do TRE-ES
Nomeado pela Presidência da República, o magistrado ocupará o cargo pelo biênio 2024/2025. A sessão de posse foi transmitida pelo canal do TRE-ES

Tomou posse como juiz titular do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo, (TRE-ES) pela classe dos juristas, em sessão realizada no final da tarde desta quarta-feira (7), o advogado Adriano Sant’Ana Pedra. Nomeado pela Presidência da República, o magistrado ocupará o cargo pelo biênio 2024/2025. A sessão de posse foi transmitida pelo canal do TRE-ES na plataforma YouTube e pode ser assistida AQUI.
O presidente do TRE-ES, desembargador Carlos Simões Fonseca, conduziu a cerimônia e chamou o empossado para a leitura do Termo de Posse. O magistrado Renan Sales fez o discurso de boas-vindas.
Leia também: Cachoeiro: confira quem não poderá concorrer nas eleições municipais
Participaram da cerimônia o vice-presidente e Corregedor do Tribunal, desembargador Dair José Bregunce de Oliveira; os juízes eleitorais Renan Sales, Isabella Rossi Naumann, Marcos Antonio Barbosa e Alceu Maurício Júnior; e o procurador regional eleitoral Paulo Guaresqui. Os membros suplentes do TRE-ES Gisele Souza de Oliveira, Anselmo Laghi Laranja, Eduardo Xible Salles Ramos, Lúcia Maria Roriz Veríssimo Portela; e os juízes auxiliares da presidência e corregedoria eleitoral, Daniel Barrioni de Oliveira e Rogério Almeida, também prestigiaram a posse.

Além dos membros do Pleno, marcaram presença o governador do Estado, Renato Casagrande; o advogado-geral da união substituto, Flávio José Roman; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Espírito Santo, José Carlos Rizk Filho, além de inúmeras autoridades presentes, entre juízes federais, promotores, advogados e familiares do empossado.
Currículo
Doutor em Direito do Estado (PUC/SP), mestre em Direitos e Garantias Fundamentais (FDV), mestre em Física Quântica (UFES), especialista em Justiça Constitucional e Tutela Jurisdicional de Direitos (Università degli Studi di Pisa), especialista em Economia e Direito do Consumo (Universidad de Castilla-La Mancha), bacharel em Direito (UFES) e bacharel em Física (UFES). Realizou pós-doutorado no Centro de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
É professor permanente do Programa de Pós-Graduação “Stricto Sensu” – Mestrado e Doutorado – em Direitos e Garantias Fundamentais da Faculdade de Direito de Vitória (FDV), e um dos líderes do Grupo de Pesquisa “Estado, Democracia Constitucional e Direitos Fundamentais” deste PPGD. Também é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública – Mestrado Profissional – da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Professor do Curso de Direito da FDV, membro da Associação Internacional de Direito Constitucional (IACL), da Associação Mundial de Justiça Constitucional (AMJC) e procurador federal. Tem experiência na área de Direito Público, com ênfase em Direitos Fundamentais, Direito Constitucional e Direito Administrativo.
Composição do Pleno
De acordo com o artigo 120 da Constituição Federal de 1988, o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo é composto por dois magistrados escolhidos entre os desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado; de dois juízes, dentre os juízes de direito, escolhidos pelo Tribunal de Justiça do Estado; de um juiz do Tribunal Regional Federal; e dois juízes, da classe da OAB, nomeados pelo Presidente da República.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726