🥵 Cidades do Sul do ES recebem alerta do Inmet de onda de calor
O aviso amarelo tem grau de severidade de perigo potencial e é válido até às 18h de domingo (17), e prevê leve risco à saúde, com temperatura 5ºC acima da média

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de onda de calor para várias cidades do Sul do Espírito Santo (ES), a partir desta sexta-feira (15).
Portanto, o aviso amarelo tem grau de severidade de perigo potencial e é válido até às 18h de domingo (17), e prevê leve risco à saúde. Isso porque, as cidades terão temperatura 5ºC acima da média por período de dois até três dias.
Leia também: Pode preparar o casaco? Saiba quando o frio chega ao Espírito Santo
No entanto, em caso de emergência, o Instituto orienta que: contate a Defesa Civil (telefone: 199).
Confira as cidades em alerta para onda de calor no ES:
- Alegre
- Alfredo Chaves
- Anchieta
- Apiacá
- Atílio Vivacqua
- Bom Jesus do Norte
- Cachoeiro de Itapemirim
- Castelo
- Conceição do Castelo
- Divino de São Lourenço
- Dores do Rio Preto
- Guarapari
- Guaçuí
- Ibatiba
- Ibitirama
- Iconha
- Irupi
- Itapemirim
- Iúna
- Jerônimo Monteiro
- Marataízes
- Mimoso do Sul
- Muniz Freire
- Muqui
- Piúma
- Presidente Kennedy
- Rio Novo do Sul
- São José do Calçado
- Vargem Alta
- Venda Nova do Imigrante
Calor extremo atinge o Estado
Segundo o meteorologista do Climatempo, Vinicius Lucyrio, nesta semana o Espírito Santo terá calor dentro da normalidade. Aliás, a partir desta sexta-feira (15), o calor vai aumentar em praticamente todo o Centro-Sul do Brasil. Isso inclui São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
“A partir do fim de semana, no começo da semana que vem, até a entrada do outono astronômico, teremos dias de calor bem intenso, e a população vai sentir bastante esse aumento de temperatura, comparado a essa semana. Vão sentir, principalmente, a faixa litorânea, desde a região de São Mateus, até o Sul do Estado, pegando as regiões de divisa com o estado de Minas Gerais e Rio de Janeiro. No entanto, essas regiões devem ter as temperaturas mais altas. Em alguns pontos elas podem ser aproximar dos 40ºC”, explica o meteorologista.
No entanto, Vinicius ressalta o calor dos próximos dias será menos intenso do que foi registrado em novembro, quando uma onda de calor atingiu o Estado. “Essa onda de calor não é tão intensa quanto a de novembro, mas chama a atenção por ser durante o verão. Apesar de o verão ser uma estação com temperaturas médias mais altas, no geral, temos menos extremos de calor por períodos mais prolongados por conta da umidade, que é mais prolongada nessa época do ano. Aliás, a umidade mais alta acaba atenuando os extremos de temperatura. Tanto para frio quanto para calor”, continua.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui