Dia Internacional da Mulher: lideranças femininas inspiram a inclusão
Um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizado em parceria com o Instituto de Pesquisa FSB em 2023, apontou que as mulheres ocupam 29% dos cargos de liderança na indústria brasileira

Na Semana do Dia Internacional da Mulher, a Suzano celebra o papel revolucionário das mulheres em cargos de liderança nas operações da empresa. Com um ambiente inclusivo e acolhedor, a companhia busca promover a diversidade e oferecer oportunidades para que todos e todas possam desenvolver seu melhor.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiUm dos compromissos firmados pela empresa, alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), é aumentar em 30% a representatividade feminina em cargos de liderança até 2025, visando assegurar a participação das mulheres e a promoção da igualdade de oportunidades.
Leia também: Pesquisa revela que 57% das mulheres deixaram o emprego para empreender
Entre 2019 e 2022, a empresa progrediu significativamente, aumentando o número de lideranças femininas em 54,9%. Essa evolução contínua tem garantido mulheres em posições de liderança em diversas áreas, incluindo os setores operacionais.
Um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizado em parceria com o Instituto de Pesquisa FSB em 2023, apontou que as mulheres ocupam 29% dos cargos de liderança na indústria brasileira. O dado deixa ainda mais evidente a importância das iniciativas da Suzano, que busca promover a equidade de gênero e a inclusão no ambiente corporativo e que almeja ser protagonista na evolução da sociedade.
Exemplo capixaba

Na unidade da empresa em Aracruz, atualmente, 22,3% dos cargos de liderança na operação são ocupados por mulheres. A supervisora de manutenção Aline Santoro é uma delas. Ela conta que desde a escolha da sua graduação sabia que enfrentaria desafios no mercado de trabalho. “Sempre fui apaixonada pelas disciplinas de exatas e resolvi cursar Engenharia de Produção, há quase 20 anos. Naquela época, poucas mulheres ocupavam cargos em áreas operacionais e de liderança. Eu sempre fiz o meu melhor, acreditando que o mérito do trabalho deve ser independente de qualquer aspecto”, afirma.
No entanto, Aline assumiu o desafio de liderar uma área que é comumente dominada por homens: a Oficina Central. “Assumi recentemente a supervisão de manutenção da Oficina Central, enfrentando desafios diários com determinação e apoio de uma equipe incrível. Portanto, ao entrar para a Suzano, encontrei uma empresa que pratica a diversidade e inclusão de forma genuína, proporcionando um ambiente acolhedor e oportunidades de crescimento”, finaliza.
Dia Internacional da Mulher

Aliás, o Dia Internacional da Mulher, quem compartilha da mesma rotina é a supervisora de manutenção Barbara Regina da Silva Machado. Desde 2001 na unidade Aracruz, ela conta que teve a oportunidade de atuar em diferentes áreas técnicas até assumir o cargo em 2020.
“Assumir a função de supervisora de manutenção tem sido uma experiência enriquecedora em minha vida profissional e pessoal. Na Suzano, encontro um ambiente que me permite ser eu mesma, preservando minha essência e contribuindo com meu melhor a cada dia. Estou orgulhosa da trajetória e das conquistas alcançadas, sempre disposta a aceitar novos desafios e contribuir para o sucesso da empresa”, compartilha.
Contudo, essas histórias refletem o compromisso da Suzano em promover a igualdade de gênero e oferecer oportunidades para que mulheres desenvolvam todo o seu potencial.
Equidade como cultura
Um ambiente acolhedor e diverso é parte integrante da cultura da Suzano, como destaca Joyce Rocha, Gerente de Gente e Gestão da unidade da empresa em Aracruz. “Atuamos na efetivação de um ambiente de trabalho que promova o potencial das mulheres. A diversidade e inclusão são peças-chave para captação e gestão de talentos, tornando os processos e tomadas de decisão mais ricos e colaborativos.”
Aliás, a empresa investe em programas internos e de seleção focados na retenção de talentos femininos, como o Programa Cultivar, que já formou 70 mulheres para trabalhar nas operações florestais, sendo 41 contratadas. Além disso, o Grupo Plural, um movimento voluntário e orgânico na empresa, busca proporcionar oportunidades iguais para todos e todas.
“Na Suzano, temos um direcionamento que diz que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’, e este compromisso com a diversidade é fundamental para que a empresa continue fortalecendo sua cultura organizacional e promovendo um ambiente de trabalho inclusivo, onde todas as vozes são ouvidas e valorizadas. Essa busca pela igualdade de oportunidades não apenas fortalece a empresa, mas também contribui significativamente para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa”, conclui Joyce.
As interessadas (e interessados) em fazer parte do time Suzano podem acompanhar as vagas nas páginas da empresa em redes sociais como @talentosuzano (perfil no Instagram dedicado ao compartilhamento das oportunidades de carreira e do dia a dia dos colaboradores) e também no site Suzano – Trabalhe conosco.