ads-geral-topo
Economia

Março registra semana com o maior consumo de energia de todo verão do ES

As altas temperaturas ocasionaram um aumento de 14% na demanda de energia elétrica, em comparação com o mesmo período do ano anterior

Por Redação

3 mins de leitura

em 21 de mar de 2024, às 17h02

Foto: Reprodução/Internet

A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, registrou, entre os dias 11 e 17 de março, o período de maior consumo de energia em 2024, nos 70 municípios da sua área de concessão.

De acordo com o levantamento da Concessionária, as altas temperaturas ocasionaram um aumento de 14% na demanda de energia elétrica, em comparação com o mesmo período do ano anterior. 

Leia também: 🌧️ Cadê essa chuva, gente? Inmet emite mais um alerta para o Sul do ES

Para se ter uma ideia, o aumento de carga sentido pelo sistema da EDP, devido o acréscimo no consumo de energia, seria suficiente para atender o município de Vila Velha por uma semana.

“Em períodos de temperaturas acima da média, a demanda por eletricidade para climatização e refrigeração também se intensifica. Entre outros fatores, isso acontece porque os aparelhos de refrigeração, como geladeira, freezer e ar-condicionado exigem mais para rejeitar o calor do ambiente e atingir a temperatura interna programada”, afirma o gestor da EDP, Adilson Herzog.

Diante desse cenário, a conscientização sobre o consumo eficiente de energia torna-se ainda mais relevante. A EDP ressalta a importância de adotar práticas que contribuam para o uso racional da energia elétrica, não apenas visando economia financeira, mas também promovendo a sustentabilidade ambiental.

Dicas para um consumo eficiente

  • Aparelhos de refrigeração consumem mais energia em dias mais quentes: Para entregar a mesma eficiência, o que, por sua vez, se reflete na elevação do valor da conta de energia. Em dias muito quentes, geladeira, freezer e ar-condicionado são aparelhos que exigem mais para rejeitar o calor do ambiente e atingir a temperatura interna programada. 
  • Utilize Aparelhos Certificados: Opte por eletrodomésticos com selo de eficiência energética, que consomem menos energia.
  • Desligue Aparelhos em Standby: Desconecte aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiverem em uso para evitar o consumo em standby.
  • Aproveite a Luz Natural: Mantenha cortinas e persianas abertas durante o dia para aproveitar a iluminação natural e reduzir o uso de lâmpadas elétricas.
  • Controle o Uso do Ar-Condicionado: Ajuste a temperatura do ar-condicionado para níveis confortáveis e evite deixá-lo ligado em ambientes vazios.
  • Revisão de Instalações Elétricas: Verifique regularmente se há vazamentos de energia ou problemas nas instalações elétricas que possam causar desperdício.
  • Com essas medidas simples, cada indivíduo pode contribuir para um consumo mais consciente e sustentável de energia, beneficiando não apenas o próprio bolso, mas também o meio ambiente e a sociedade como um todo.

Serviços

Para mais informações e orientações sobre consumo eficiente de energia, acesse o site da EDP (www.edp.com.br) ou entre em contato com a distribuidora em um dos canais de atendimento:

  • Aplicativo EDP Online (compatível com tablets e smartphones) 
  • WhatsApp (27) 99772-2549 
  • Central de Atendimento: 0800 721 0707 
  • Agências de Atendimento presenciais

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape