ads-geral-topo
Cidades

Educação profissional às comunidades quilombolas de Itapemirim; veja

A Comunidade Quilombola de Graúna não é apenas reconhecida pela contribuição econômica local, mas também pela preservação da cultura quilombola e o papel crucial na conservação ambiental da região

Por Redação

3 mins de leitura

em 17 de abr de 2024, às 14h10

Foto: Divulgação/Governo do ES

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), torna público o termo de parceria 016/2024. O termo de parceria estabelece ações a serem implementadas visando à capacitação de indivíduos em situação de vulnerabilidade, especialmente na Comunidade Quilombola de Graúna, no município de Itapemirim.

Leia também: 6ª edição do Festival Cachoeiro Food Beer acontece em maio

O objetivo desta parceria é viabilizar oportunidades de educação profissional por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), buscando atender aos princípios de inclusão social e promoção da equidade, alinhados aos objetivos do programa. A transparência na seleção de candidatos e a inclusão de turmas exclusivas são medidas que reforçam o compromisso das instituições com o acesso igualitário à educação.

“Estamos muito satisfeitos em anunciar essa parceria entre a Secti e o Senac, que visa capacitar indivíduos em situação de vulnerabilidade, especialmente na comunidade Quilombola de Graúna. É mais do que uma colaboração entre instituições; é um compromisso conjunto com a inclusão social e a promoção da equidade. Reconhecemos não apenas a importância econômica local da comunidade, mas também seu papel vital na preservação da cultura quilombola e na conservação ambiental da região. Com essa parceria, estamos não apenas oferecendo oportunidades de educação profissional, mas também valorizando e fortalecendo essas comunidades”, pontuou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.

A Comunidade Quilombola de Graúna não é apenas reconhecida pela contribuição econômica local, mas também pela preservação da cultura quilombola e o papel crucial na conservação ambiental da região. O acordo estabelece as responsabilidades de cada parte envolvida. Ao Senac, cabe a disponibilização de recursos técnicos e pedagógicos, bem como a oferta de instrutores para ministrar os cursos.

Por sua vez, à Secti, é atribuída a disponibilização de espaço físico e a manutenção das instalações necessárias para a realização das atividades educacionais. A concessão de 30 vagas para as turmas, conforme as diretrizes do Programa Senac Gratuidade (PSG), é um dos pontos centrais do acordo.

O público-alvo prioritário consiste nos membros da comunidade quilombola, com idade a partir de 16 anos e diferentes níveis educacionais. Esses indivíduos, em sua maioria, têm renda familiar de um a dois salários mínimos, sendo importante ressaltar que muitos não estão formalizados como Microempreendedores Individuais (MEI).

Essa parceria entre Senac e Secti representa um passo significativo na promoção da educação profissional e na valorização das comunidades quilombolas, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico sustentável do Estado do Espírito Santo.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape