Espírito Santo

Plano de Auxílio Mútuo: empresas do ES se unem para emergências

O primeiro Plano de Auxílio Mútuo (PAM) do Espírito Santo foi criado para oferecer segurança nas indústrias

Por Redação

3 mins de leitura

em 24 de abr de 2024, às 11h29

Foto: Divulgação/PAM
Foto: Divulgação/PAM

As indústrias capixabas desenvolveram um Plano de Auxílio Mútuo (PAM) para momentos de emergência, como em casos de incêndios em fábricas. Este é o primeiro do Espírito Santo, já em todo o Brasil, existem mais de 50 Planos.

Leia também: Ufes abre procedimento para anular homenagens a agentes da ditadura

O trabalho foi uma iniciativa das indústrias do Centro-Norte do ES junto com a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e coordenado pelo Sesi Saúde ES.  

Todavia, com foco na segurança das indústrias, o PAM também contou com o apoio do Observatório da Indústria da Findes, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Associação de Desenvolvimento de Linhares (Adel), empresas, entre outros. 

Aliás, para a presidente da Findes, Cris Samorini, criar o primeiro Plano de Auxílio Mútuo do Estado só reforça o potencial que a indústria tem de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do Estado. 

“A cooperação entre as empresas e comunidades próximas fez toda diferença para conter o avanço das chamas. Ficamos muito felizes em coordenar, por meio do Sesi Saúde, um comitê que implantou um projeto tão relevante para o Estado. Com certeza o Centro-Norte capixaba vai se mobilizar de forma muito mais ágil e estruturada caso ocorra algum imprevisto”, destacou. 

Criação do Comitê de Resposta à Emergências da Região Centro-Norte do ES 

Em novembro de 2023, a fábrica da Cacau Show, em Linhares, pegou fogo. Contudo, semanas depois do ocorrido, a Placas do Brasil, localizada em Pinheiros, também registrou o mesmo ocorrido. Nenhuma das ocorrências teve vítimas. 

Após os casos, foi criado o Comitê de Resposta à Emergências da Região Centro-Norte do ES. A primeira reunião foi realizada na sede da Findes, em Vitória, em dezembro do ano passado. 

O Comitê foi o responsável pelo levantamento dos recursos que as empresas participantes possuem, como carros-pipa e equipe de brigada. Além disso, criou o Plano de Auxílio Mútuo, uma iniciativa de colaboração para unir as empresas, o Corpo de Bombeiros, o poder público e a comunidade no auxílio ao atendimento emergencial em casos de ocorrências de sinistros.  

Contudo, 14 empresas integram o PAM. São elas: Athus Locações e Serviços, Cimol Móveis, Lasa Linhares Agroindustrial, Liesa Linhares Embalagens, MGM Móveis, Norte Recicla, Panan Móveis, Peroba Móveis, Placas do Brasil, Seacrest Petróleo, Suzano, Usina Alcon, Volare Veículos e WEG Linhares. 

Aliás, os municípios contemplados na iniciativa são: Aracruz, Linhares, Rio Bananal, Sooretama, Jaguaré, São Mateus, Conceição da Barra, Pinheiros e Pedro Canário. 

Entenda quais as contribuições do PAM:

  • Preservar a vida, que é a prioridade máxima em um atendimento socorrista; 
  • Mobilizar as empresas, comunidade e órgãos públicos para reduzir o tempo de espera por socorro; 
  • Realizar ações coordenadas, com atribuições e estrutura definida em estatuto próprio; 
  • Conhecer os recursos humanos e humanitários à disposição de todas as empresas em situação de emergência; 
  • Controlar as ocorrências para reduzir o impacto ao patrimônio das empresas necessitadas. 

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui