Grande Vitória

Realidade virtual: alunos do ES aprendem sobre consumo seguro de energia

Iniciativa da EDP acontece entre os dias 9 e 17 de abril e vai impactar cerca de 1.800 estudantes do ensino público

Realidade virtual
Foto: Divulgação/EDP

A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, está realizando no estado mais uma edição do Projeto Realidade Virtual. Nos dias 9 e 10 abril, a iniciativa acontece na EMEF Professora Valéria Maria Miranda, na Serra. Já no dia 11, o projeto estará na EMEF Ayrton Senna, em Cariacica. Entre os dias 12 e 17 de abril será a vez da escola Paulo César Vinhas, em Vila Velha. Ao todo, cerca de 1.800 estudantes devem participar da ação, realizada em parceria com a ZAZ Produções.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Leia também: Festival Movimento Cidade: Dona Onete, Ebony, Don L e muito mais

O projeto envolve a utilização de ferramentas de realidade virtual e produções audiovisuais no ensino e os conteúdos apresentados para os jovens e crianças buscam contribuir para o aprendizado do tema proposto pelo programa, que, neste ano, é o Consumo Consciente e Seguro de Energia. A iniciativa faz parte do Programa EDP nas Escolas, que tem como objetivo colaborar com a qualidade do ensino público por meio de ações formativas, extracurriculares, de inclusão digital, de cidadania e de melhoria do ambiente escolar.

Os alunos do 4º ao 9º ano terão a oportunidade de explorar conteúdos relacionados ao tema utilizando óculos de realidade virtual. Após a atividade, os jovens respondem a um questionário sobre o tema proposto e sobre a experiência. Já para os alunos do 1º ao 3º, o conteúdo é apresentado por meio de um filme. Óculos de realidade virtual não são indicados para crianças muito novas e, por isso, é oferecida uma experiência especialmente desenvolvida para os pequenos.

“Criar o hábito de um consumo consciente e seguro de energia não traz somente economia e segurança, mas também sustentabilidade. E o trabalho de criar essa consciência precisa começar desde cedo. Em função disso, acreditamos que o projeto Realidade Virtual seja um grande aliado na causa, pois é com a educação das crianças e jovens que transformamos a sociedade”, destaca Dominic Schmal, diretor de ESG da EDP Brasil.

EDP nas Escolas

O Programa EDP nas Escolas está alinhado à agenda 2030 da ONU, que estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a serem atingidos nos próximos sete anos. Com esta iniciativa, a EDP colabora para as metas dos ODS 1 (erradicação da pobreza), 4 (educação de qualidade), 10 (redução das desigualdades) e 11 (cidades e comunidades sustentáveis).

Além do projeto Realidade Virtual, também faz parte do EDP nas Escolas o projeto Inclusão Digital. Fruto de uma parceria entre a EDP e a Sincroniza Educação, a iniciativa visa promover a inclusão digital em escolas públicas de todo o país por meio da capacitação de professores, da doação de tablets e da disponibilização de material e conteúdo digital a ser trabalhado em sala de aula.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726