Na manhã desta quarta-feira (12), a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) realizou as provas de certificação dos cães da PM e seus tutores militares, na Sede da 11ª Companhia Independente, em Viana.
Ao todo, oito cães participaram da prova de certificação, que é realizada em um único dia e avalia a capacidade dos animais de encontrar drogas ilícitas e armas de fogo em diferentes cenários.
Desafios
O primeiro objetivo da prova era localizar uma pequena quantidade de drogas escondidas em um veículo posicionado para testar as habilidades dos cães e condutores.
Aliás, o segundo desafio era dentro de uma edificação, onde os cães precisavam encontrar drogas escondidas, podendo estar em qualquer ambiente do imóvel. No entanto, o terceiro, e último, era em uma área de mata dentro da companhia. Os cães deveriam indicar o ponto exato onde as drogas estavam enterradas.
Cães da PM cumprem desafio
Contudo, tanto os cães em atividade quanto aqueles que estão concluindo o treinamento são submetidos aos exames. Nos testes, todos os binômios passaram com louvor. Agora, o cronograma de provas continua para que outros cães da corporação recebam e renovem as suas certificações.
Leia também: PC e EDP flagram furto de energia em loja em Presidente Kennedy
Com uma validade de dois anos, as certificações têm o objetivo de comprovar e manter a eficiência do serviço realizado pela Polícia Militar com o uso dos cães de faro. Atualmente, a PMES conta com um total de 79 cães policiais, distribuídos entre o Batalhão de Ações com Cães e o modelo de patrulha K9.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.