ads-geral-topo
Geral

Fenômeno: por que a noite desta quinta (20) é a maior do ano?

Uma palavra em latim ajuda a decifrar o fenômeno

Por Redação

2 mins de leitura

em 20 de jun de 2024, às 15h08

Foto: Rodney Costa/O Tempo

Você sabe quando é a maior noite do ano? A resposta é: hoje!

Apesar de o frio já ter chegado em uma parte do Brasil, o inverno começa no Hemisfério Sul oficialmente nesta quinta-feira (20), às 17h50, no horário de Brasília. A mudança do outono para a estação mais fria do ano é marcada por um fenômeno chamado de solstício. Que é quando o planeta atinge o ponto mais distante em relação ao Sol.

A própria palavra solstício retoma o significado da expressão Sol parado, em latim, exatamente pelo fato de que, ao ser observado a olho nu, o astro parece concluir sua trajetória quando atinge esse ponto. A mudança na posição a cada nascer ou pôr do sol não é vista nesse dia.

Leia também: Frio? Inverno começa nesta quinta (20); confira como fica o tempo no ES

Segundo o astrônomo e diretor do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Thiago Gonçalves, o solstício ocorre duas vezes ao ano: uma em junho e outra em dezembro – e, devido à inclinação do eixo da Terra, um hemisfério do globo fica mais exposto à luz solar quando começa o verão, enquanto o outro fica menos, onde passa a ser inverno.

“Após seis meses, a gente pode imaginar que a Terra está do outro lado do Sol e, com essa inclinação, é o outro lado que estará virado para o Sol”, explica.

Em junho, o Hemisfério Sul é quem recebe menos incidência solar e, por isso, neste dia (20) ocorre a noite mais longa do ano.

Fonte: Agência Brasil

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape