Tecnologia para salvar vítimas de paradas cardiorrespiratórias
O projeto, iniciado no último mês, tem como meta a entrega do primeiro painel de informações na área da saúde nos próximos três meses.

Nesta quinta-feira (13), a Secretaria Executiva de Saúde (SESA) de Alegre promove o evento “Tecnologia que Salva Vidas: A importância da Tecnologia na Saúde”. O encontro apresentará uma inovação tecnológica que aprimora a qualidade do atendimento e se traduz em vidas salvas.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO evento acontecerá das 18h30 às 21h, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Alegre. Além de palestras, o evento terá a apresentação do moderno Sistema de Compressão Torácica e sua utilidade e eficácia em casos de paradas cardiorrespiratórias.
Leia Também: Anchieta: prefeitura qualifica atendimento no setor tributário
Bem como, pacientes adultos em situação de parada cardíaca aguda, o que significa perda da respiração voluntária, dos batimentos cardíacos e da consciência, precisam passar pelo procedimento conhecido como Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), geralmente realizado manualmente pelos profissionais.
A enfermeira e coordenadora do colegiado de Enfermagem da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre (Fafia), Barbara Mendes Vial, explica que o aparelho adquirido pela Secretaria Executiva de Saúde (SESA) tem o benefício de ser ajustável ao tórax do paciente e é capaz de realizar a manobra RCP de maneira automática, ritmada e ininterrupta.
“Eles são projetados para conseguir o retorno da circulação espontânea (ROSC), assim como a RCP manual. No entanto, enquanto a RCP manual está sujeita a erro humano e fadiga, a RCP mecânica pode fornecer RCP consistente e de alta qualidade de maneira contínua”, explicou a especialista.
Além disso, o risco de fraturas das costelas e outras lesões é quase anulado, durante o procedimento mecânico.
“Os dispositivos de RCP mecânica estão cada vez mais sendo usados em conjunto com a RCP manual. As equipes de emergência pré-hospitalar acham essa tecnologia extremamente útil, uma vez que as compressões torácicas tratarem outros aspectos da condição do paciente,” pontuou.
Tecnologia, conhecimento e capacitação
O secretário Executivo de Saúde, Emerson “Mosca” Gomes Alves, disse que os servidores passarão por capacitação na sexta-feira (14). O aparelho deve estar disponível para a rede municipal a partir da próxima semana.
Ele esclarece que a ideia do evento é promover o conhecimento sobre as tecnologias inovadoras que podem salvar vidas. Da mesma forma, facilitar a interação entre profissionais de saúde, estudantes e empresas desenvolvedoras de tecnologias médicas.
“É uma oportunidade incrível para conhecer as inovações tecnológicas na área da saúde que estão transformando o atendimento e salvando vidas. Não perca essa oportunidade de ficar por dentro das novidades e melhorias na área da saúde. Sua presença é muito importante”, convidou o secretário.
Mais inovações na Saúde com o Escritório de Dados
Na última terça-feira (4), aconteceu a Primeira Reunião de Alinhamento do Escritório de Dados com foco na Saúde. Segundo o prefeito Nirrô Emerick, este projeto inovador tem como objetivo desenvolver soluções inteligentes para otimizar o atendimento ao público. Assim, como consequência, melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população de Alegre.
“A importância dessa iniciativa não pode ser subestimada, pois representa um avanço significativo na maneira como gerimos e prestamos serviços de saúde, tornando-os mais eficientes e acessíveis para todos”, afirmou o prefeito.
Além disso, o projeto, iniciado no último mês, tem como meta a entrega do primeiro painel de informações na área da saúde nos próximos três meses.
“Este painel será uma ferramenta efetiva para a tomada de decisões estratégicas, proporcionando dados precisos e atualizados que irão facilitar a gestão e o planejamento de ações de saúde em nossa cidade”, concluiu.
Fonte: Prefeitura de Alegre